O conhecimento pertinente à relação família e educadores da infância: a dialógica da responsabilidade

Marina Patrício de Arruda, Fabiani Aparecida Lourenço Silveira Albuquerque, Izabel Cristina Feijó de Andrade

Resumo


Esse texto teve por base uma dissertação de mestrado em Educação que objetivou compreender as relações entre família e educadores da infância, espaço propício à construção de um conhecimento pertinente à educação infantil.  De abordagem qualitativa, a pesquisa analisou entrevistas com representantes de 8 famílias e duas educadoras de um Centro de educação infantil da Serra Catarinense. Os resultados obtidos contribuíram para a reflexão sobre as relações construídas no espaço de convivência de educadores da infância, e indicam o compartilhamento de responsabilidades como um conhecimento pertinente. A dialógica como unidade entre duas lógicas que necessitam uma da outra, ao mesmo tempo em que se distinguem se complementam. O sentido dialógico mostra a inexistência da certeza, e favorece a compreensão de educadores que se disponham a atuar em meio ao acaso e ao imprevisto da vida.


Palavras-chave


Conhecimento pertinente – família e educadores da infância – a dialógica da responsabilidade

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, I. C. F. de; et al. Um currículo pensado e vivido para a criança pequena: uma educação mais natural, divertida e produtiva, 2. ed. São José: ICEP, 2017.

ANDRADE, I. C. F. de. A inteireza do ser: uma perspectiva transdisciplinar na autoformação de educadores. Porto Alegre, 2011.

ARAÚJO, D. S. Infância, família e creche: um estudo dos significados atribuídos por pais e educadoras de uma instituição filantrópica. Tese (doutorado). Goiânia. 2006.

ARRUDA, M. P., O professor como mediador de emoções. ETD – Educ. temat. digit. Campinas, SP v.14 n.2 p. 290-303 jul./dez. 2012

CAETANO, L. M.;YAEGASHI, S. F. R. Relação escola e família: diálogos interdisciplinares para a formação da criança. São Paulo: Paulinas, 2014.

CASTODI, G. de A. Cosmopolitismo Infantil: Qual o lugar social das crianças na contemporaneidade? Zero a seis, Florianópolis, v. 13, n. 23, p. 33-51, 2011.

FARACHE, Cláudia da Silva. A relação entre a família e a instituição de educação infantil: descrição reflexiva sobre uma experiência. Tese de doutorado. Natal, 2007.

MARQUES, Circe M. Educação para a paz e educação infantil: um olhar e uma escuta sensível no ambiente educativo. Dissertação de Mestrado. São Leopoldo. 2005.

MATURANA, H. A ontologia da realidade. Belo Horizonte: UFMG, 1997.

MORAES, Maria C.; TORRE, S. Pesquisando a partir do pensamento complexo: elementos para uma metodologia de desenvolvimento ecossistêmico. Revista Educação. PUCRS, no XXIX (1). Porto Alegre, 2006, p.145-172.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2011.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Eliane Lisboa. 3ª. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.

______. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

______. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

POST, J.; HOHMANN, M. Educação de Bebés em Infantários: cuidados e Primeiras aprendizagens. 4a. ed. Trad. Sara Basía. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011.

RELVAS, A. P. O ciclo vital da família: Perspectiva sistémica (4ª ed.). Porto: Edições Afrontamento. 2006.

VARELA, F. Autonomie et connaissance: Essai sur le vivant. Paris: Éditions du Seuil. Varela, F. (1989b). Reflections on the circulation of concepts between a biology of cognition and systemic family therapy. Family Process, 28, 15-24, 1989.(trad.google tradutor)


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Cadernos UniFOA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Cadernos UniFOA

Campus Três Poços - Av. Paulo Erlei A. Abrantes, 1325 - Três Poços
Prédio 3 - Sala 2 (Casarão)
Volta Redonda - RJ - CEP: 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400 – Ramal: 8350

Indexado em:





  • Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.