Análise e avaliação de um secador de fluxo concorrente com carga, revolvimento e descarga pneumático

Autores

  • Fernanda Augusta de Oliveira Melo Centro Universitário de Volta Redonda_UNIFOA
  • Silva Juarez Sousa Universidade Federal de Viçosa_MG
  • Lopes Roberto Precci Universidade Federal de Viçosa-MG

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v8.n22.33

Palavras-chave:

Secagem mecânica, transporte pneumático, fluxo concorrente

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo projetar, construir e avaliar um secador de fluxos concorrentes com carga, revolvimento e descarga pneumáticos, compatível com a produção e a capacidade de investimento da pequena produção para a secagem de café pergaminho. O experimento foi realizado no Setor de Pré-processante e Armazenamento de Produtos Vegetais (DEA/UFV). Foram realizados quatro testes, sendo três com o secador operando com carga máxima e um com carga reduzida. Para análise do sistema de secagem foi utilizada a metodologia proposta por Bakker-Arkema et al.(1978) com os padrões propostos por Silva et al. (2000). Com os dados obtidos, o secador desenvolvido mostrou-se eficiente energeticamente, apresentando baixo consumo específico de energia; fácil de ser operando durante o carregamento, secagem e descarga, exigindo pouca manutenção e mão-de-obra; e funciona com quantidade de café disponível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Augusta de Oliveira Melo, Centro Universitário de Volta Redonda_UNIFOA

Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (Conceito CAPES 5)

Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (COnceito CAPES 5)

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Juiz de Fora

Silva Juarez Sousa, Universidade Federal de Viçosa_MG

Professor do Curso de Engenharia Agrícola da UFV, PhD pela Michigan State University, USA.

Lopes Roberto Precci, Universidade Federal de Viçosa-MG

Professor do Curso de Engenharia Agrícola da UFV, D. S. Engenharia Agrícola pela UFV

Referências

BAKKER-ARKEMA, F. W.; LEREW, L. E.; BROOK, R.C.; BROOKER, D.B. Energy and capacity performance avaluation of grain dryer. Transactions of the ASAE, St. Joseph, 1978. 13 p.

BRASIL, Ministério da agricultura e da Reforma Agrária. Regras para análise de sementes (RSA). Brasília, 1992. 365 p.

CAILLE, R. E. Aparelhos elétricos: potências, demandas consumos, produções. São Paulo: CESP. 1980. 64p.

LACERDA FILHO, A.F.; MELO, E. C. Tecnologias de Produção de Café com Qualidade. Viçosa, Laércio Zambolil, p.527-564, 2001.

MACHADO, M. C.; SAMPAIO, C. P., SILVA, J. S. Avaliação técnico-econômica do processamento de café: secagem completa em terreiros. In: SIMPÓSIO DE PESQUISAS DOS CAFÉS DO BRASIL E WORKSHOP INTERNACIONAL DE CAFÉ & SAÚDE, (3.:2003, Porto Seguro). Anais.... Brasília, DF: Embrapa Café, 2003b. (447 p.).

OSÓRIO, A G. S. Projeto e construção de um secador intermitente de fluxos .; Iconcorrentes e sua avaliação na secagem de café. Viçosa, MG: UFV, 1982. 57p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa, 1982.).

PINTO FILHO, G.L. Desenvolvimento de um secador de fluxos cruzados com reversão do fluxo de ar de resfriamento, para a secagem de café (Coffea arábica L.). Viçosa, MG: UFV, 1993. 72p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) – Universidade Federal de Viçosa, 1994.

SAMPAIO, C. P. Desenvolvimento de um secador com reversão do fluxo de ar com sistema de movimentação pneumática de grãos. Viçosa: UFV, 2004, 97p. Dissertação (Doutorado em Engenharia Agrícola) – Universidade Federal de Viçosa, 2004.

SILVA, J. S.; LUCENA, E. M. P. Estrutura, composição e propriedades dos grãos. In: Pré-Processamento de produtos agrícolas. Editado por Juarez de Sousa e Silva- Juiz de Fora, MG. Instituto Maria, 2000. 21-37p.

SILVA, J.S.; NOGUEIRA, R.M.; ROBERTO, C.D. Tecnologia de secagem e armazenagem para a agricultura familiar. Viçosa – MG. 2005. 138p.

Downloads

Publicado

10-08-2013

Como Citar

MELO, Fernanda Augusta de Oliveira; SOUSA, Silva Juarez; PRECCI, Lopes Roberto. Análise e avaliação de um secador de fluxo concorrente com carga, revolvimento e descarga pneumático. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 8, n. 22, p. 25–35, 2013. DOI: 10.47385/cadunifoa.v8.n22.33. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/33. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia e Engenharias

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)