Avaliação energética de um sistema de secagem combinada para café cereja descascado
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v8.n23.34Resumo
A secagem combinada consiste na utilização de um secador em alta temperatura, para reduzir o teor de água dos grãos até 16-18% b.u., associado a um sistema de secagem com ar em temperatura próxima à temperatura ambiente, até os grãos atingirem a teor de água ideal para o armazenamento ou comercialização. O presente trabalho teve por objetivo estudar a viabilidade deste sistema, tendo como referência a secagem convencional em alta temperatura, avaliando parâmetros relativos aos grãos, ao ar de secagem e ambiente, ao consumo de energia e a qualidade final do café. Foi utilizado um secador pneumático de fluxo concorrente desenvolvido para este tipo de secagem. A secagem com ar natural transcorreu em um silo do tipo secador-armazenador. Foram realizados três testes para coleta de dados e cálculos dos parâmetros energéticos. Os resultados obtidos comprovam ser viável a utilização da secagem combinada para o café cereja descascado, proporcionando melhor eficiência energética, aumentando a capacidade de secagem e permitindo a redução dos custos operacionais do processo de secagemDownloads
Referências
BAKKER-ARKEMA, F. W.; LEREW, L. E.; BROOK, R.C.; BROOKER, D.B. Energy and capacity performance evaluation of grain dryer. Transactions of the ASAE, St. Joseph, 1978. 13 p.
BAKKER-ARKEMA, F.W. Selected aspects of crop processing and storage: a review. Journal of Agricultural Engineering Research, v.30, n.1, p.1-22, July, 1984.
DALPASQUALE, V.A. Secagem de grãos com ar natural: uma opção pouco utilizada no Brasil. Jornal da Armazenagem, n.5, v.18. p. 5-6, 1983.
FREIRE, A.T. Projeto e avaliação de um sistema de secagem combinado de café (coffea arabica L.) despolpado. Viçosa-MG: UFV, 1998, 98p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) – Universidade Federal de Viçosa, 1998.
LACERDA FILHO, A.F.; MELO, E. C. Tecnologias de Produção de Café com Qualidade. Viçosa, Laércio Zambolim, p.527-564, 2001.
LACERDA FILHO, A.F.; SILVA, J. S. Secagem de café em combinação. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, p.671-678, 2006.
LOPES, R.P.; Desenvolvimento de um sistema gerador de calor com opção para aquecimento direto e indireto de ar. Viçosa – MG: UFV, 2002, l 220p.: il. Dissertação (Doutorado) – Universidade Federal de Viçosa, 2001.
OSÓRIO, A G. S. Projeto e construção de um secador intermitente de fluxos concorrentes e sua avaliação na secagem de café. Viçosa, MG: UFV, 1982. 57p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa, 1982.).
SAMPAIO, C. P. Desenvolvimento de um secador com reversão do fluxo de ar com sistema de movimentação pneumática de grãos. Viçosa: UFV, 2004, 97p. Dissertação (Doutorado em Engenharia Agrícola) – Universidade Federal de Viçosa, 2004.
SILVA, J. S.; LUCENA, E. M. P. Estrutura, composição e propriedades dos grãos. In: Pré-Processamento de produtos agrícolas. Editado por Juarez de Sousa e Silva- Juiz de Fora, MG. Instituto Maria, 2000. 21-37p.
SILVA, J.S.; NOGUEIRA, R.M.; MAGALHÃES, E.A. Secagem em silos – Uma opção para o café. Viçosa – MG: UFV/DEA, 2008. 31p.
SILVA, J.S.; NOGUEIRA, R.M.; ROBERTO, C.D. Tecnologia de secagem e armazenagem para a agricultura familiar. Viçosa – MG. 2005. 138p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.