Geoprocessamento no Trato de Controle de Características Urbanas

Filipe Lima de Almeida, Giovani Miranda Costa, Ricardo Passos Nascimento, Vanessa Moreira Leite, Diomar César Lobão, Marcelo Genestra Genestra, Tito Lívio Gomes Osório, Flavio Campos Carelli

Resumo


O geoprocessamento é um conjunto de tecnologias que coleta, armazena, processa e disponibiliza informações geográficas sendo compostas por soluções em hardware, software e peopleware. Essas informações são adquiridas e demonstradas com o uso de planilhas e relatórios no papel. Trata-se da fusão da geomática com a computação, especificamente a área de Sistema de Informação. Atingindo áreas bastante heterogêneas, esta tecnologia é bastante utilizada em áreas de gestão municipal, meio ambiente, planejamento estratégico de negócios e agronomia, tornando-a bastante utilizada em vários países como parte de organizações governamentais e não governamentais. Colaborando com essas entidades, auxilia o controle de cadastro técnicos urbanos, rurais e florestais, gerenciamento de saúde publica, previsão de safras, planejamento e uso do solo, gestão de bacias hidrográficas, tratamento de curvas de nível para plantio, detecção de pragas, gerenciamento de energia elétrica e telecomunicações. O presente trabalho trata-se especificamente da discussão do controle de características urbanas utilizadas pelo geoprocessamento. Um exemplo de aplicação na especificação de um sistema dedicado ao controle de IPTU é tratado em detalhes neste trabalho.


Palavras-chave


Geoprocessamento; Urbanismo; SIG – Sistema de Informação Geográfica

Texto completo:

PDF

Referências


Laskowski S.B. , Ribeiro E. SIG - Sistema de Informação Geográfica Disponível em www.fatorgis.com.br Acessado em maio de 2005.

Camar G, Souza R.C.M., Freitas U.M., Garrido J. SPRING – Integrating remote sensing and GIS by object-oriented data modeling, 1996 Disponível em http://citeseer.ist.psu.edu/camara96spring.html acessado em maio 2005

Pontes M.A.G. GPS – Sistema de Posicionamento Global, 2002. Disponívelhttp://www.facens.br/site/alunos/download/topografia/apostila_Geoprocessamen to_2.pdf acessado em abril 2005

Cartografia, 2002. Disponível http://www.dpi.ufv.br/~jugurta/papers/exqual.pdf acessado em abril 2005

GIS e Geoprocessamento, 2002. Disponívelhttp://www.facens.br/site/alunos/download/topografia/apostila_Geoprocessamen to_2.pdf acessado em abril 2005

Neto S.L.R. Geoprocessamento Disponível em: www.cav.udesc.br/engrural/ie/eventos/ursosig.html. Acessado maio de 2005.

Laboratório de geoprocessamento da Escola politécnica da USP – Informações Disponível em: < http://www.ptr.poli.usp.br/labgeo/ginfo.html> Acessado maio de 2005.

Vaz J.C. , Petrucci V., Rolnik R - Geoprocessamento Urbano Disponível em: www.federativo.bndes.gov.br/dicas/D094%20%20Geoprocessamento.htm Acessado em 28 de abril de 2005.

Francisco Filho, L. L. - O Uso do Geoprocessamento como apoio na Gestão do município Disponível em: www.fec.unicamp.br/~llfilho/ Acessado abril de 2005.

Gewin, V. – Mapping Opportunities - Revista Nature volume 427 , 22 de janeiro de 2004.

Davis JR, Clodoveu - Cartografia Automatizada e SIG, Texto extraido dos anais do congresso GIS BRASIL 97, CD ROM, Sagres Editro, Curitiba, 1997.

Skroch L.S.D, Silva A. C., Marchis C.K., Lopes E.A, Fonseca R.N.- Desenvolvimento de um Sistema para Gerenciamento Espacial do Iptu em Municípios de Pequeno e Médio Porte, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Cadernos UniFOA



Cadernos UniFOA

Campus Três Poços - Av. Paulo Erlei A. Abrantes, 1325 - Três Poços
Prédio 3 - Sala 2 (Casarão)
Volta Redonda - RJ - CEP: 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400 – Ramal: 8350

Indexado em:





  • Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.