Serviço Social: Reflexões sobre as atuais tendências do mercado de trabalho do assistente social a partir de um estudo realizado com os alunos egressos do Curso de Serviço Social – UniFOA

Autores

  • Ursula Fraga Amorim Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria Augusta da Silva Tavares Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v3.n5.894

Palavras-chave:

Serviço Social, formação profissional, mercado de trabalho.

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre as atuais tendências do mercado de trabalho do assistente social tendo como base de reflexão, a pesquisa realizada com alunos egressos do curso de Serviço Social do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA. O eixo metodológico de abordagem situa o atual quadro sócio-histórico em que as transformações em curso na realidade brasileira - repercutindo no “mundo do trabalho” - apontam para um redimensionamento do Serviço Social, e em decorrência disso, na formação profissional e no mercado profissional de trabalho. Neste sentido, a abordagem histórica sobre a formação profissional e o mercado profissional de trabalho tornou-se a tônica desse debate, uma vez que consideramos que os processos históricos são elementos chaves para a compreensão dos fenômenos sociais presentes na realidade atual. A pesquisa sobre uma realidade específica apresentou-se como condição essencial para uma complementaridade da abordagem teórica aqui destacada. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALENCAR, Mônica Maria Torres. Transformações econômicas e sociais no Brasil dos anos 1990 e seu impacto no âmbito da família. In Política Social, Família e Juventude: uma questão de direitos. São Paulo: Cortez, p. 61-78, 2004.

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao Trabalho? Ensaio sobre as Metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho, São Paulo: Cortez, 1995.

ARRETCHE, Marta. “Descentralização da Política Federal de Assistência Social” In Estado Federativo e Políticas Sociais: determinantes da descentralização. Rio de Janeiro/ São Paulo: Revan/ Fapesp, 2000.

BRASIL - MANUAL INFORMATIVO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (SUAS) – Secretaria Nacional de Assistência Social – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2004.

Coletânea de Leis e Resoluções – CRESS 7º Região – Rio de Janeiro, 2001.

FALEIROS, Vicente de Paula. Estratégias em Serviço Social, São Paulo: Cortez, 1997.

HARVEY, David. A condição pós-moderna – uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 1989.

IAMAMOTO, Marilda Villela. O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional, 4ªed., São Paulo: Cortez, 2001.

IAMAMOTO, Marilda Villela & CARVALHO, Raul. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 15ª ed., São Paulo: Cortez; Celats, 2003.

LANDIM, Leilah. “Notas em torno do terceiro setor e outras expressões estratégicas” In O Social em Questão, nº 4, Ano 3, PUC, Rio de Janeiro, 1999.

MELO, Magnólia. A influência do pensamento Marxista no Serviço Social brasileiro a partir da década de 80. Fonte:http://pessoal.sercomtel.com.br/colman, Outubro de 2001.

MIOTO, Regina Célia Tamaso. “Família e Serviço Social”. In Serviço Social & Sociedade, São Paulo: Cortez, nº 55, p. 114-128, 1997.

NETTO, José Paulo. “Transformações societárias e Serviço Social” In Serviço Social & Sociedade, São Paulo: Cortez, nº50, Ano XVII, p. 87-131, 1996.

______. “A construção do projeto ético-político contemporâneo” In Capacitação em Serviço Social e Política Social. Módulo 1 – Cead/ABEPSS/ CFESS, Brasília, 1999.

______. Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64, 7º ed., Cortez, São Paulo, 2004.

PONTES, Reinaldo. “Mediação: categoria fundamental para o trabalho do assistente social” In Capacitação em Serviço Social e Política Social, Módulo 4 – Cead/ABEPSS/CFESS, Brasília, 2000.

Projeto de Estágio Curricular do Curso de Serviço Social – UniFOA, 2003.

VASCONCELOS, Eduardo Mourão & MORGADO, Rosana. Proposta Conceitual do PAIF: subsídios analíticos e metodológicos na lógica do Sistema Único da Assistência Social – SUAS e do Programa de Atendimento Integral à Família – PAIF/RJ. Governo do Estado do Rio de Janeiro – Secretaria de Estado da Família e da Assistência Social – SEFAS/RJ, 2005.

SERRA, Rose. “O Serviço Social do Rio de Janeiro na crise do Estado brasileiro e em face ao projeto neoliberal” In Crise da Materialidade no Serviço Social, São Paulo: Cortez, 2000.

SPOSATI, Aldaíza. A assistência na trajetória das políticas sociais brasileiras. 6ª ed., São Paulo: Cortez, 1995.

Downloads

Publicado

23-03-2017

Como Citar

AMORIM, Ursula Fraga; TAVARES, Maria Augusta da Silva. Serviço Social: Reflexões sobre as atuais tendências do mercado de trabalho do assistente social a partir de um estudo realizado com os alunos egressos do Curso de Serviço Social – UniFOA. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 3, n. 5, p. 51–67, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v3.n5.894. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/894. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.