Monitoramento da qualidade do ar no campus Três Poços em termos de partículas totais em suspensão

Autores

  • Derek Gomes Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA)
  • Fabrício Barcelos Sá
  • Mateus Nascimento Mariano
  • Ramon Castro Vianna
  • Anderson Gomes
  • Marcus Vinicius F. de Araujo
  • Rosana A. Ravaglia Soares

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v5.n12.991

Palavras-chave:

Partículas totais em suspensão, Qualidade do ar, Agv pts

Resumo

Segundo o INEA, Poeiras em suspensão no ar diminuem a capacidade de remoção das partículas pelo sistema respiratório e potencializam os efeitos dos gases. O objetivo desta pesquisa é monitorar a qualidade do ar no campus Três Poços do UniFoa, em termos de partículas totais em suspensão na bacia aérea local. Os resultados permitem um acompanhamento da qualidade do ar em todo o campus para um diagnóstico. Foram consideramos dados da estação meteorológicaem Volta Redonda – RJ. O monitoramento foi feito pelo Amostrador de Grande Volume para Partículas Totaisem Suspensão AGV PTS, o qual determina concentrações de partículas totais em suspensão (PTS). O equipamento foi calibrado por um calibrador portátil aferido pela empresa ENERGÉTICA em 25 / 05 / 2009 com prazo de validade 25 / 05 / 2010. O resultado da pesquisa é importante para todos os frequentadores do campus Três Poços, pois a qualidade do ar afeta o Meio Ambiente, a saúde e a qualidade de vida dos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente – FEEMA. Perfil Ambiental de Volta Redonda. Rio de Janeiro: FEEMA-RJ. 1992.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda. Informações para o Plano Diretor – Coleção Cadernos de Planejamento. V. 1. Volta Redonda: IPPU-VR. 1994.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda. Plano Diretor Participativo. V. 1, 2 e 3. Volta Redonda: IPPU-VR. 2008.

Resolução CONAMA 18/86: “Dispõe sobre a Instituição do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores - PROCONVE.”

Resolução CONAMA 05/89: “Institui o Programa Nacional de Controle de Qualidade do Ar - "PRONAR", e dá outras providências.”

Resolução CONAMA 03/90; “Estabelece padrões de qualidade do ar e amplia o número de poluentes atmosféricos passíveis de monitoramento e controle.”

Resolução CONAMA 07/93: “Estabelece padrões de emissão para veículos em circulação.”

Resolução CONAMA 08/93: “Estabelece limites máximos de emissão de poluentes para motores destinados a veículos pesados novos, nacionais e importados.”

Resolução CONAMA 16/93: “Ratifica limites de emissão de poluentes por veículos automotores e determina a republicação de Resoluções do CONAMA.“

Resolução CONAMA 241/98: “Estabelece prazos para atendimento aos limites de emissão para carros importados.”

Resolução CONAMA 242/98: “Estabelece limite para emissão de material particulado por veículos.”

Pollution Prevention and Abatement Handbook, World Bank, World Bank Group - 1998.

ENERGÉTICA. Manual de Operação do Amostrador de Partículas Totais em Suspensão. Rio de Janeiro. 2003.

Downloads

Publicado

27-03-2017

Como Citar

GOMES, Derek; SÁ, Fabrício Barcelos; MARIANO, Mateus Nascimento; VIANNA, Ramon Castro; GOMES, Anderson; ARAUJO, Marcus Vinicius F. de; SOARES, Rosana A. Ravaglia. Monitoramento da qualidade do ar no campus Três Poços em termos de partículas totais em suspensão. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 5, n. 12, p. 11–22, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v5.n12.991. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/991. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia e Engenharias

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.