Virtualidade e Computação: de Concepções Filosóficas a Práticas Educativas

Autores

  • Cilmar Santos de Castro Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n18.1091

Palavras-chave:

Virtual, Ensino, Tecnologias Educacionais

Resumo

Este artigo apresenta um estudo conceitual, oriundo de dissertação (Mestrado em Educação) do autor, sobre o constructo do Virtual, que parte da fundamentação filosófica até alcançar sua incorporação em ações educativas. O referencial teórico utilizado é pautado principalmente nas proposições do filósofo francês Pierre Lévy, extraindo elementos que possibilitem um entendimento mais profundo do que é o Virtual, em sua essência humana, o que vem a favorecer uma melhor apropriação de seu potencial. A partir da análise bibliográfica da obra de Lévy, o estudo gera, como principal resultado, o estabelecimento de quatro referenciais para identificação do conceito de Virtual, em sua ampla e complexa conotação humanista/tecnológica (ontogênese), o que favorece sua aplicação em diversos contextos educativos. Desta forma, permite que o conceito de virtualidade seja percebido além do mero artefato computacional, mas que com este amplia os horizontes cognitivos dos aprendentes do nosso mundo tecnológico.

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Publicado

28-03-2017

Como Citar

CASTRO, Cilmar Santos de. Virtualidade e Computação: de Concepções Filosóficas a Práticas Educativas. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 18, p. 63–73, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n18.1091. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1091. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

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