Comparação entre dados de dois laboratórios em Barra do Piraí, RJ como ferramenta para o desenvolvimento de estratégias preventivas

Autores

  • J. L. L. Oliveira UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • R. Figueiró UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1816

Palavras-chave:

educação, parasitoses intestinais, avaliação epidemiológica

Resumo

No sentido tradicional, educação é o conjunto de atividades que visam transmitir conhecimentos, teóricos e práticos, geralmente de forma sistemática. Distingue-se como um processo infinito que acontece em múltiplos espaços e situações da vida e está ligado à aquisição e articulação do conhecimento popular e científico, entendido como uma reorganização, incorporação e criação do conhecimento. Saúde, por sua vez, adquiriu diversas conceituações ao longo do tempo, sendo definida pela OMS como “um estado de bem-estar físico, social e mental”, conceito considerado utópico e subjetivo que mostra que saúde possui um significado mais amplo do que a mera ausência de doença. No Brasil, ao longo da história, a educação em saúde tem sido marcada por ações voltadas ao combate das doenças infecto-parasitárias nas quais prevalece, ainda hoje, a abordagem acrítica com o predomínio do modelo definido pelo perfil biomédico, sendo hegemônico o saber meramente curativo que não leva a um pensar crítico nem a mudança da realidade. Na escola o indivíduo deve adquirir atitudes e habilidades articuladas às suas experiências de modo que possa reconhecer e expressar suas necessidades, possibilitando a oportunidade de refletir e colaborar para possíveis transformações por intermédio de consciência e mudança social. Este trabalho visa buscar, em dois laboratórios distintos, resultados que expressem parâmetros de índices de parasitoses intestinais, a partir dos quais serão traçadas medidas de âmbito educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-10-2012

Como Citar

OLIVEIRA, J. L. L.; FIGUEIRÓ, R. Comparação entre dados de dois laboratórios em Barra do Piraí, RJ como ferramenta para o desenvolvimento de estratégias preventivas. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 1 Esp, p. 107, 2012. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n1 Esp.1816. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1816. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>