Metodologia de Projetos em Design, Design Thinking e Metodologia Ergonômica: convergência metodológica no desenvolvimento de soluções em Design

Autores

  • Otavio Augusto Guerra Siqueira Discente do curso de Design do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Lauriene de Sousa Cunha Discente do curso de Design do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Rodrigo de Sá Freitas Pena Designer pelo Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Bruno de Souza Corrêa Docente do curso de Design do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Moacyr Ennes Amorim Docente do curso de Design do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v9.n1%20(Esp.).1112

Palavras-chave:

Design, Metodologia, Projeto, Ergonomia

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise e revisão de alguns dos mais consagrados modelos de metodologia de projeto e metodologia ergonômica com o objetivo de identificar pontos de convergência e divergência entre eles e, a partir dessas informações, propor um novo modelo de abordagem metodológica, mais abrangente, que consiga unir os aspectos projetuais tradicionais e o Design Thinking às necessidades de se incluir fases dedicadas aos fatores humanos e ergonômicos no núcleo do processo de design e não mais como tópicos acessórios e pontuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul; BELLOLI, Mariana (Tradutor). Design thinking: s.m. ação ou prática de pensar o design. BELLOLI, Mariana (Tradutor). Porto Alegre: Bookman, 2011.

ANÔNIMO. L. Bruce Archer. Disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/L._Bruce_ Archer. Acesso em: 02 janeiro 2013.

BAXTER, Mike. Projeto de Produto. Guia prático para o desenvolvimento de novos produtos. 2a ed. São Paulo, Editora Blücher Ltda, 2011.

BOMFIM, G. A. Metodologia para desenvolvimento de projetos. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 1995.

BONSIEPE, G; KELLNER, P; POESSNECKER, H. Metodologia experimental: desenho industrial. Brasília: CNPq/Coordenação editorial. 1984.

BÜRDEK, B. E. História, Teoria e Prática do Design de Produtos. Tradução Freddy Van Camp. São Paulo: Edgard Blücher, 2010.

FRISONI, Bianca Cappucci. Ergonomia, metodologia ergonômica, “designing” para o uso humano. Dissertação de Mestrado - PUC-Rio, Rio de Janeiro. 2000.

LÖBACH, Bernd. Design Industrial: Bases para configuração dos produtos industriais. Tradução Freddy Van Camp. Rio de Janeiro: Edgard Blücher, 2001.

MONTMOLLIN, Maurice de. Introducción a la ergonomia. Madrid: Aguilar, 1971.

MORAES, Anamaria de. Algumas estratégias para a implementação da pesquisa em Design considerando sua importância para a consolidação do ensino de Design. In: ESTUDOS EM DESIGN, NÚMERO ESPECIAL, (maio), 1997 Rio de Janeiro: Associação Estudos em Design do Brasil.

MORAES, Anamaria de; MONT ALVAO, Cláudia. Ergonomia: conceitos e aplicações. 4. ed. rev., atual. e ampl. Teresópolis: 2AB, 2009.

MORAES, Anamaria de. O projeto ergonômico de espaços de trabalho: exemplos de estação de trabalho informatizadas. In: Anais do 2o Encontro Nacional de Conforto no Meio Ambiente Construído. Florianópolis. ANTAC/ABERGO/SOBRAC, 1993.

MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo, Ed. Martins Fontes. 2008.

VASCONCELOS, L. A. L. Uma Investigação em Metodologias de Design. Trabalho de conclusão de Curso (Bacharelado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.

Downloads

Publicado

2017-03-28

Edição

Seção

Especial Design