Aqui é o país (não só) do futebol: uma análise dos comerciais de TV brasileiros para a Copa do Mundo em 2014

Autores

  • Rogério Martins Souza Centro Universitário de Volta Redonda - UNIFOA
  • Gabriela Ramos Fagundes UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v10.n27.245

Palavras-chave:

futebol, marketing, publicidade, turismo

Resumo

Depois de 64 anos o Brasil, o Brasil sediou novamente uma Copa do Mundo de Futebol. De 1950 aos dias de hoje, o comportamento, as formas de anunciar produtos e processos mercadológicos mudaram bastante. Nessa época, os apaixonados pelo futebol no Brasil ficaram sabendo da Copa pelo rádio, até então o veiculo de comunicação mais poderoso. Em 2014, temos agora uma sociedade de consumo que avançou junto com as novas tecnologias de comunicação e informação, como a internet, os smartphones, tablets e afins. Os meios de comunicação se modernizaram e evoluíram as técnicas e estratégias de marketing, os métodos de abordagem e a publicidade. Esta pesquisa se propõe a analisar a campanha de reposicionamento da imagem do Brasil perante as outras nações tomando como estudo de caso o comercial produzido pela equipe de Fernando Meirelles para a Copa do Mundo. O objetivo é mostrar como o marketing associado ao turismo brasileiro tem contribuído para disseminar uma nova imagem de nosso país no exterior, mais ligada a conceitos cosmopolitas e globalizados, buscando ir além dos estereótipos bastante conhecidos ainda hoje.

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Biografia do Autor

Rogério Martins Souza, Centro Universitário de Volta Redonda - UNIFOA

Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Professor de Comunicação Social do UniFOA, onde atua lecionando nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Área: ciências sociais aplicadas.

Gabriela Ramos Fagundes, UniFOA

Discente do 2º ano de Publicidade e Propaganda do UniFOA

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Publicado

10-04-2015

Como Citar

SOUZA, R. M.; FAGUNDES, G. R. Aqui é o país (não só) do futebol: uma análise dos comerciais de TV brasileiros para a Copa do Mundo em 2014. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 10, n. 27, p. 47–58, 2015. DOI: 10.47385/cadunifoa.v10.n27.245. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/245. Acesso em: 1 fev. 2023.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

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