Aqui é o país (não só) do futebol: uma análise dos comerciais de TV brasileiros para a Copa do Mundo em 2014
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v10.n27.245Palavras-chave:
futebol, marketing, publicidade, turismoResumo
Depois de 64 anos o Brasil, o Brasil sediou novamente uma Copa do Mundo de Futebol. De 1950 aos dias de hoje, o comportamento, as formas de anunciar produtos e processos mercadológicos mudaram bastante. Nessa época, os apaixonados pelo futebol no Brasil ficaram sabendo da Copa pelo rádio, até então o veiculo de comunicação mais poderoso. Em 2014, temos agora uma sociedade de consumo que avançou junto com as novas tecnologias de comunicação e informação, como a internet, os smartphones, tablets e afins. Os meios de comunicação se modernizaram e evoluíram as técnicas e estratégias de marketing, os métodos de abordagem e a publicidade. Esta pesquisa se propõe a analisar a campanha de reposicionamento da imagem do Brasil perante as outras nações tomando como estudo de caso o comercial produzido pela equipe de Fernando Meirelles para a Copa do Mundo. O objetivo é mostrar como o marketing associado ao turismo brasileiro tem contribuído para disseminar uma nova imagem de nosso país no exterior, mais ligada a conceitos cosmopolitas e globalizados, buscando ir além dos estereótipos bastante conhecidos ainda hoje.
Downloads
Referências
AQUINO, Filipe & FERRARI, Cynthia Mello. Gol de quem? A comunicação e o turismo na Copa do Mundo Brasil 2014. Revista Hospitalidade. Volume X, nº 1, junho de 2013.
ASCOM, Embratur. O Brasil nas telas do Mundo. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20110412-2.html>. Acesso em fevereiro de 2014
BARBOSA, Felipe Cardoso. Propaganda da Brahma sobre a Copa do Mundo de 2014: Imagina a festa!. 03 nov. 2012. Disponível em: <http://www.publicitariossc.com/2012/10/propaganda-da-brahma-sobre-a-copa-do-mundo-de-2014-imagina-a-festa/>. Acesso em: 09 jul. 2013.
BIGNAMI, Rosana. A imagem do Brasil no turismo. 2ª Edição. São Paulo: Ed. Aleph, 2005.
CARRIJO, Flávia Moraes. A estratégia de reposicionamento da imagem do Brasil no exterior: um estudo de caso sobre o esforço de planejamento mercadológico da EMBRATUR. Brasília, 2007.
Jornal O Estado de São Paulo. Após polêmica, Adidas tira do mercado camisas com conotação sexual da Copa. Disponível em phttp://www.estadao.com.br/noticias/esportes,apos-polemica-adidas-tira-do-mercado-camisetas-com-conotacao-sexual-da-copa,1134472,0.htm
KAJIHARA, Kelly Akemi. A imagem do Brasil no Exterior: Análise do material de divulgação official da EMBRATUR, desde 1966 até os dias atuais. São Paulo, 2008.
LARA, Milton. Publicidade: a máquina de divulgar. São Paulo: Editora SENAC, 2010.
ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira: cultura brasileira e indústria cultural. São Paulo: Editora Brasiliense, 1988.
PEREZ-NEBRA, Amalia Raquel; ROSA, Cleria Juliana. As Novas Estratégias de Promoção do Brasil no Exterior: estudo de caso. Turismo em Análise, v.19, n.3, dezembro 2008.
PETROCCHI, Mario. Marketing para destinos turísticos: planejamento e gestão. São Paulo: Futura, 2004, p. 244).
SANTOS FILHO, João dos. Ditadura militar utilizou a EMBRATUR para tentar ocultar a repressão, a tortura e o assassinato. In: Revista Espaço Acadêmico. Maio de 2008. Disponível em http://www.espacoacademico.com.br/084/84jsf.pdf (acesso em 10 de Junho de 2008).
Site do jornal O Globo. Publicidade prevê crescer 50% com copa de 2014 e Olimpíadas de 2016. (Apud Iclips, in: Copa de 2014 incrementa setor publicitário. Acesso em 02 de agosto de 2010. Disponível em: <http://iclips.blog.br/index.php/copa-de-2014-incrementa-setor-publicitario/>. Acesso em: 09 jul. 2013.
Site JusBrasil. Campanha publicitária para a Copa 2014 traz Brasil como a Pátria de Chuteiras. 27 maio. 2013. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2013/05/27/campanha-publicitaria-para-a-copa-2014-traz-brasil-como-a-patria-de-chuteiras>. Acesso em: 09 jul. 2013.
Site JusBrasil. Video sobre o turismo brasileiro será exibido em salas de cinema de outros paises. Disponível em: www.secom.gov.br/sobre-a-secom/acoes-e-programas/comunicacao-publica/em-questao/edicoes-anteriores/abril-2011/boletim-1264-14.04/linhas-de-credito-para-hotelaria-recebem-reforco-de-r-500-milhoes/impressao_view. Acesso em: 04 fev. 2014.
TOTA, Antonio Pedro. O imperialismo sedutor. In: Publicidade: a máquina de divulgar. São Paulo: Editora SENAC, 2010:46.
VILLAR, Beatriz. Copa das confederações e o marketing na preparação para Copa 2014. Disponível em: <http://www.ideiademarketing.com.br/2013/06/11/copa-das-confederacoes-e-o-marketing-na-preparacao-para-copa-2014/>. Acesso em: 09 jul. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.