Transfusão de sangue no Rio de Janeiro e em Salvador: a tecnologia na virada do século

Autores

  • Cristiane Silveira Cunha Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio)
  • Fernando Rocha Porto Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Tatiana de Oliveira Gomes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Hugo Alberto Neves de Souza Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v0.n0.3649

Palavras-chave:

transfusão de sangue, história da medicina, hematologia

Resumo

A primeira transfusão de sangue realizada no Brasil ocorreu no ano de 1877, na cidade do Rio de Janeiro.Com um intervalo de tempo de quase 38 anos, uma outra, só seria realizada em Salvador, Bahia, em 1915. Em ambas, foi necessária a utilização da tecnologia, para que os procedimentos pudessem ser realizados. No final do século XIX, o sucesso de uma transfusão de sangue dependia do arsenal tecnológico para aquela época, deste modo, o aparelho de Collin foi um dos mais utilizados. Já no começo do século XX, embora o uso de aparelhos para auxiliar as transfusões fosse necessário, o método utilizado para se evitar a coagulação do sangue, ganhou maior destaque – o uso do citrato de sódio.  O presente trabalho tem como objetivo investigar estas transfusões e os aparato tecnológico utilizado para a sua realização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Silveira Cunha, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio)

Médica Hematologista. Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Fernando Rocha Porto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Bacharel em Enfermagem e História. Doutor em Enfermagem com pós-doutoramento pela USP. Docente da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/UNIRIO. Coordenador do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Enfermagem/UNIRIO. Líder do grupo de pesquisa LACUIDEN/CNPq (www.lacenf.com.br - facebook LACUIDEN).

Tatiana de Oliveira Gomes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Especialista em Enfermagem Neonatal pelo Instituto Fernandes Figueira- FIOCRUZ. Enfermeira graduada pela Escola de enfermagem Anna Nery. Professora do curso de enfermagem neonatal da Universidade Veiga de Almeida. Vice-líder do grupo de pesquisa LACUIDEN/CNPq (www.lacenf.com.br - facebook LACUIDEN).

Hugo Alberto Neves de Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências (PPBGENFBIO) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências (PPBGENFBIO) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Especialista em Oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer. Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Membro do grupo de pesquisa

Referências

Referências:

- BOTTENTUIT, E. La France Médicale. 31º ano, Paris, 1874.

- BRANDÃO FILHO, Augusto. Da Transfusão de Sangue na Infância. Rio de Janeiro: Typ. Revista dos Tribunaes. 1920, p.16-22

- BRAZIL-MÉDICO. Revista semanal de Medicina e Cirurgia. Ano XXX, Rio de Janeiro, p. 195 e 202.1916. Disponível em: Obras Raras da Fiocruz. Acesso em 2019.

- CARVALHO, I. L. Transfusão sanguínea. These de Doutorado (em medicina) apresentada a Faculdade de Medicina da Bahia. Salvador, 1916.

- CHADWICK, J. Transfusion. Boston: Massachusetts Medical Society, 1874.

- COLLIÈRE, Marie Françoise. Promover a vida: da prática das mulheres de virtude aos cuidados de enfermagem. Lidel, Porto, p.28-31.1999.

- HEDLEY-WHITE, John; MILAMED, Debra R. Blood and War. Ulster Med J. 2010, 79 (3):125-134.

- JORNAL DO COMMERCIO. ed. 19 de fevereiro de 1873. Disponível em http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=364568_06&pasta=ano%20187&pesq=transfus%C3%A3o. Acesso em 2019.

- ___________________________. ed. 19 de abril de 1879. Disponível em http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=364568_06&pasta=ano%20187&pesq=transfus%C3%A3o. Acesso em 2019.

- JORNAL O PROGRESSO MÉDICO. Rio de Janeiro, ed. 003. p. 217, 1876-1878. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=025887&pesq=. Acesso em 2019.

- JUNQUEIRA, Pedro Clóvis. O essencial da transfusão de sangue. São Paulo: Organização Andrei Editora, 1979.

- JUNQUEIRA, Pedro Clóvis; ROSENBLIT, Jacob; HAMERSCHLAK, Nelson. História de Hemoterapia no Brasil. Rev. Bras. Hematol. Hemoter. v.27, n.3, 2005, p.201-207.

- LIMA, Leônides Peixoto de Abreu. Transfusão. Tese de Doutorado em Medicina apresentada à Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, 1878.

- MARCONDES, José Antônio de Oliveira. Transfusão do sangue. Tese de Doutorado em Medicina apresentada à Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e sustentada na Faculdade de Medicina da Bahia, 1879.

- MAYERÁ JUNIOR, Victor. Da transfusão de sangue em obstetrícia e suas indicações: estudo experimental. These de Doutorado (em medicina) apresentada a Faculdade de Medicina de São Paulo, São Paulo, 1928.

- MONCOQ. Transfusion instantanée du sang: de la transfusion médiate et de la transfusion immédiate chez les animaux et chez l’homme. 12ª ed, Paris 1874.

- O GLOBO “Órgão da Agência Americana Telegraphica dedicado aos interesses do Commércio, lavoura e Industria (RJ) ”. Rio de Janeiro 28 jun.1877. Disponível em.http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=369381&pasta=ano%20187&pesq=transfus%C3%A3o . Acesso em 2019.

- RENAULT. Rhadamantho. Hematémeses profusas de origem hepática. These de Doutorado (em medicina), apresentada a Faculdade de Medicina da Bahia. Salvador, 1915.

- REVISTA MÉDICA DO RIO DE JANEIRO. Noticiário: Sociedade Médica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Anno IV, nº 13, p. 172-173, 31 de julho de 1877.

- TOLENTINO, José de Carvalho. Transfusão. Tese de Doutorado em Medicina apresentada à Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, 1878.

- WEIL, Emile.P.; ISCH-WALL, Paul. La transfusion du sangue: étude biologique et clinique. Paris, 1925.

- VARGAS, Milton. Organizador. História da técnica e da tecnologia no Brasil. São Paulo: CEET Paula Souza, 1994.

Downloads

Publicado

2021-12-01

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)