Caracterização de junta soldada por brasagem de liga de níquel-cromo utilizada como biomaterial odontológico

Autores

  • Alexandre Alvarenga Palmeira Centro universitário de volta redonda Unifoa
  • Marilia Garcia Diniz Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Carlos Antonio Freire Sampaio Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Mauro Sayão de Miranda Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Cyro Alves Borges Júnior Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v4.n7.901

Palavras-chave:

Biomaterial Odontológico, Soldagem, Liga de Níquel - Cromo.

Resumo

Foram obtidos os aspectos micrográficos das zonas de fusão e das zonas termicamente afetadas de juntas soldadas pelo método comumente utilizado por protéticos de uma liga Ni-Cr usada para a confecção de próteses dentárias conhecidas como pontes-fixas. O método consiste em soldagem por maçarico com gás liquefeito de petróleo (GLP) e oxigênio, metal de adição e fluxo, para soldas de liga à base de níquel comercialmente conhecida como FIT. Corpos de prova soldados da liga FITCAST- SB (261MPa, Ni 61% – Cr 25% – Mo10,5% – Si 1,5% – Ti<1%, dados do fabricante) foram  submetidos a preparação metalográfica, microscopia óptica e testes de microdureza. Os aspectos micrográficos revelaram uma zona de fusão com uma segunda fase precipitada que variava do esférico ao dendrítico e uma zona termicamente afetada fazendo uma interface nítidamente distinta da microestrutura do metal de base. A região soldada apresentou tendência a possuir menores valores para a microdureza Vickers, muito embora tal comportamento não possa ser extrapolado devido ao reduzido número de corpos de prova ainda avaliados. O método usual de soldagem dos protéticos (brasagem) parece gerar diferenças microestruturais e mecânicas significativas entre as regiões soldadas e as não soldadas das próteses à base de Ni-Cr.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

JOHNSON, C., An Overview of The Types of Arc Welding, disponível em www.bsu.edu/web/cwjohnson2/welding.html, acesso em 23 de janeiro de 2006.

METALS HANDBOOK, 8a edição, vol. 7, ASM Handbook Committee American Society for Metals, Metals Park, Ohio, 44073, 1964.

SILVER, F. & DOILLON, C., Biocompatibility, VCH Publishers Inc., New York, USA, 1989.

PIMENTA, A. R., DINIZ, M. G., SAMPAIO, C. A. F.; MIRANDA, M. S., In: XIII Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica, Anais do XIII Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica, 2006.

SOUZA, L. L. de, Caracterização Microestrutural e Resistência à Corrosão de Ligas Ni-Cr-Mo Refundidas Utilizadas em Próteses Dentárias, Dissertação de Mestrado, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, UNESP, São Paulo, 2005.

VON RECUM, ANDREAS F., editor, Handbook of Biomaterials Evaluation, 2a edição, Taylor & Francis, London, 1999.

WILLIANS, D. F., Medical and Dental Materials, VCH Publishers Inc., New York, USA, 1992.

Downloads

Publicado

03/27/2017

Edição

Seção

Tecnologia e Engenharias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>