UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O ESTELIONATO VIRTUAL
Palabras clave:
Crimes cibernéticos; estelionato virtual; análise crítica.Resumen
O tema a ser abordado diz respeito à evolução do mundo da internet, e busca mostrar que algumas pessoas usam esse meio de forma distorcida. A questão a ser tratada nesta pesquisa versa sobre o crime cibernético, que vem tendo uma incidência muito grande, e em específico, o crime de estelionato virtual. Geralmente este crime apresenta-se na forma de utilização de dados para pedir dinheiro a amigos e familiares, ou vendas de produtos em perfil das vítimas. A vítima não consegue reaver o prejuízo financeiro. Verificaremos as medidas que estão sendo tomadas pelo Judiciário. Qual é a relevância do crime cibernético? Existem muitos casos ainda a serem concluídos sobre crimes cibernéticos e estelionato virtual. Devemos analisar se os processos de investigação e a lei, estão caminhando juntos para poder ajudar a vítima a solucionar o problema e ter o que perdeu de volta.
Descargas
Citas
ALVARENGA, D. Cresce n° de consumidores vítimas de fraudes financeiras no Brasil; veja ranking das mais recorrentes. G1. [s. l.], 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/06/24/cresce-no-de-consumidoresvitimas-de-fraudes-financeiras-no-brasil-veja-ranking-das-maisrecorrentes.ghtml. Acesso em: 24 de out de 2023.
BORGES, C. Com 64,2 mil casos, SC lidera Ranking de estelionato por meio eletrônico em 2022. G1. Santa Catarina, 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2023/07/20/sc-lidera-ranking-deestelionato-por-meio-eletronico-em-2022.ghtml. Acesso em 20 de out. de 2023.
BRASIL. Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Código Penal. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 31 dez. 1940.
_____. Lei nº 12.737, de 30 de novembro de 2012. Tipifica os crimes de violação de dispositivos eletrônicos (Lei Carolina Dieckmann) e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 03 dez. 2012.
_____. Lei nº 14.155, de 27 de maio de 2021. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 27 maio 2021.
_____. Lei nº 9.296, de 24 de julho de 1996. Regulamenta o inciso XII, parte final, do art. 5º da Constituição Federal. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 jul. 1996.
CONSULTOR JURÍDICO. A Alteração Promovida pelo “Pacote Anticrime” na ação penal por estelionato. Consultor Jurídico. [s. l.], 2020. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2020-jan-08/lucas-magalhaes-alteracao-promovidapacote-anticrime-referente-crime-estelionato. Acesso em: 25 de out de 2023.
DAMÁSIO, J. OLIVEIRA, J. A. M. M. de. Manual dos crimes informáticos. 1ª ed. Rio de Janeiro: Saraiva Jur, 2016. 208 p.
DUQUE, G. Mais de 50 mil tentativas de fraudes em 2021 com documentos de pessoas mortas. Blog Idwall. [s. l.], 2022. Disponível em:
https://blog.idwall.co/documentos-de-pessoas-mortas-2/. Acesso em: 24 de out de 2023.
FERREIRA, Ivette Senise. A criminalidade informática. In: LUCCA, Newton de e ADALBERTO, Simão Filho (coord.). Direito e internet: aspectos jurídicos relevantes. Bauru: EDIPRO, 2011.
G1. Estelionatos no Brasil mais que triplicam em cinco anos e golpes virtuais disparam após pandemia. In: O Globo. São Paulo, 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2023/07/20/estelionatos-no-brasil-mais-que-triplicam-em-cinco-anos-e-golpes-virtuais-disparam-apos-pandemia-revela-anuario.ghtml. Acesso em: 23 de out de 2023.
HONÓRIO, G.; STABILE, A. e P.; DESLAGNE, A. Estelionato no Brasil mais que quadruplicam em cinco anos, e golpes virtuais disparam após pandemia, revela Anuário.
IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Acesso à Internet e a Televisão e posse de Telefone Móvel Celular para Uso Pessoal. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua ‐ PNAD CONTÍNUA, 2018. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/17270-pnadcontinua.html?edicao=27138&t=resultados. Acesso em: 24 de out de 2023.
_____. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. PNAD Contínua. 2018. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/17270-pnadcontinua.html?edicao=27138&t=resultados. Acesso em: 24 de out de 2023.
MACHADO, S. Caiu no golpe do Pix? Dinheiro pode ser recuperado, mas há condições. Tilt Uol. São Paulo, Maio 2023. Colaboração para Tilt, São Paulo. P01. Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2023/05/30/perdi-dinheiro-no-golpe-pix-e-agora.htm. Acesso em: 24 de out de 2023.
MITNICK, K., & SIMON, W. (2002). The art of deception: Controlling the human element of security. New York, New York: Wiley Publishing.
O GLOBO. Golpes com dados de pessoas mortas crescem 33% no país; veja como evitar. IG. Economia. [s. l.], 2021. Disponível em: https://economia.ig.com.br/2021-08-08/aumento-golpes-pessoas-mortas.html. Acesso em: 24 de out de 2023.
_____. Golpes com dados de pessoas mortas crescem 33% no país; veja como evitar. IG. Economia. [s. l.], 2021. Disponível em: https://economia.ig.com.br/2021-08-08/aumento-golpes-pessoas-mortas.html. Acesso em: 23 de Outubro de 2023.
OLIVEIRA, F. A. de. Vitimologia e direito penal: O crime precipitado ou programado pela vítima. 8 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2017.
REIS, M. H. J. Computer Crimes: a criminalidade na era dos computadores. Belo Horizonte: Del Rey, 1997. 62 p. Disponível em: https://www.lexml.gov.br/urn/urn:lex:br:rede.virtual.bibliotecas:livro:1997;00018. 3521. Acesso em: 8 de nov. de 2023.
RODRIGUES, G. Veja como recuperar dinheiro perdido em golpe do Pix; maioria sequer tenta. O Tempo. [s. l.], 2023. p. 1. Disponível em: https://www.otempo.com.br/economia/veja-como-recuperar-dinheiro-perdido-em-golpe-do-pix-maioria-sequer-tenta-1.3232211. Acesso em: 23 de out de 2023.
TECH. febraban. Brasil tem alta de 200% nos ataques de engenharia social em 2020. Febraban Tech. [s. l.], 2021. Disponível em: https://febrabantech.febraban.org.br/temas/seguranca/brasil-tem-alta-de-200-nos-ataques-de-engenharia-social-em-2020. Acesso em: 24 de out de 2023.
_____. febraban. Brasil tem alta de 200% nos ataques de engenharia social em 2020. Febraban Tech. [s. l.], 2021. Disponível em: https://febrabantech.febraban.org.br/temas/seguranca/brasil-tem-alta-de-200-nos-ataques-de-engenharia-social-em-2020. Acesso em: 24 de out de 2023.
ZURUTUZA, A. Registros de estelionatos, principalmente os virtuais, disparam entre 2021 e 2022. Campo Grande News. Campo Grande, 2023. Disponível em: https://www.nic.br/noticia/na-midia/fraudes-virtuais-disparam-mas-ainda-estao-subdimensionadas/#:~:text=O%20QUE%20DIZEM%20OS%20DADOS,Anu%C3%A1rio%20Brasileiro%20de%20Seguran%C3%A7a%20P%C3%Bablica. Acesso em: 20 de out. de 2023.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2026 Revista Direito & Consciência

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.