Coaching Criacional no ensino superior
uma análise sobre o perfil do aluno do Curso de Direito do Centro Universitário de Volta Redonda
DOI:
https://doi.org/10.47385/RDC.4462.3.2023Palavras-chave:
Coaching Criacional; UniFOA; Perfil; Aluno; Direito.Resumo
O IGT International Coaching é uma instituição com mais de 20 mil coaches treinados e que atua no mercado de desenvolvimento humano desde 2014. O objetivo é descrever o trabalho junto aos colaboradores do Centro Universitário de Volta Redonda. O foco foram os alunos do curso de Direito e visou maximizar o potencial pessoal e profissional deste grupo, considerando o perfil individual de cada um deles a partir de perspectivas criativas e reflexivas. De maneira específica, identificou-se fragilidades e forças do grupo pesquisado, razão pela qual admitiu-se o perfil generalizado de discentes de ambos os sexos. A única condição estabelecida foi que os participantes estivessem regularmente matriculados entre o sétimo e o décimo período do curso de Direito. A pesquisa se justifica porque permite manter e/ou refazer processos de formação que os tornem mais preparados para o mercado de trabalho, demonstrando a importância da atividade do coach no âmbito educacional.
Downloads
Referências
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA (UniFOA). Institucional. Disponível em: https://www.unifoa.edu.br/institucional-sobre/ Acesso em: 13 março de 2023.
ESEN, M.; IPÇI, T. Examining the Impact of Career Coaching Practices on Career Decision Self-Efficacy and Career Stress Levels of University Students: The Case of Izmir Katip Çelebi University. International Journal of Contemporary Economics and Administrative Sciences, p. 608–625, 2022.
FUNDAÇÃO INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO (FIA). Coaching: O que é, Para Que Serve e Tipos (Guia Completo). 25 de junho 2019, 14:21. Disponível em: https://fia.com.br/blog/coaching-o-que-e-para-que-serve-e-tipos-guia-completo/ Acesso em: 08 março 2023.
GALLWEY, W. Timothy; CAMACHO, Alexandre Sanches. O jogo interior do Tênis: O guia clássico para o lado mental da excelência no desempenho. São Paulo: Edipro, 2022.
IGT INTERNATIONAL COACHING. IGT Coaching e Desenvolvimento Humano. Disponível em: https://www.igtcoaching.com/sobre . Acesso em 25 março de 2023.
LEFDAHL-DAVIS, E. M.; HUFFMAN, L.; STANCIL, J.; ALAYAN, A. J. The impact of life coaching on undergraduate students: A multiyear analysis of coaching outcomes. International Journal of Evidence Based Coaching and Mentoring, v. 16, n. 2, p. 69–83, 2018.
MARSTON, William Moulton. As emoções das pessoas normais. São Paulo: Success for You, 2016.
SACCONI, Luiz Antonio. Grande Dicionário Sacconi da Língua Portuguesa: comentado, crítico e enciclopédico. São Paulo: Nova Geração, 2010.
VALLANDRO, Leonel. Dicionário de Inglês-português, português-inglês. 28ª ed. São Paulo: Globo, 2006.
VILLACHICA, S. W.; STIEHA, V.; GIACUMO, L.; BECKER, L.; FENNER, J. A. A Formative Evaluation of a Master’s-Level Career-Coaching Course for Performance Improvement Students. Performance Improvement Quarterly, v. 32, n. 4, p. 427–459, 2020.
WHITMORE, John. Coaching para aprimorar o desempenho: os princípios e a prática do coaching e da liderança – desenvolvendo o potencial e o propósito humanos. Belo Horizonte: Clio, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.