Os 20 Anos do SUS e a Odontologia do Trabalho
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v5.n12.1005Palavras-chave:
SUS, integralidade, odontologia do TrabalhoResumo
O presente trabalho se propõe a fazer um paralelo entre a construção histórica do Sistema Único de Saúde brasileiro e o processo de mecanização e modernização do trabalho, especialmente no Brasil, para que possamos, a partir dessas reconstruções históricas, entendermos como a Odontologia do Trabalho se insere como importante ferramenta e instrumento para a qualidade de vida deste “novo” trabalhador, exposto a novas patologias e a novas formas e relações de trabalho moderno. Não temos a pretensão, neste estudo, de detalharmos, passo a passo, a modernização do Brasil com interface nas respectivas conjunturas políticas, mas sim, de atentarmos para como o Brasil instalou e transformou seu parque industrial e, como neste cenário, a saúde do trabalhador necessita também avançar, e ser entendida de maneira mais ampla, do que somente a ausência de patologias. Nesse espectro, a Odontologia do Trabalho se coloca como forte ferramenta para concretização do direito constitucional ligado, principalmente, a integralidade da assistência.
Downloads
Referências
Bahia L. Mudanças e padrões das relações público-privadas: seguros e planos de saúde no Brasil. Tese de doutorado. Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, p.228. FUNENSEG,2000
FREYRE G. Ordem e Progresso. Rio de Janeiro. Editora Globo, 2004
FAUSTINO RLH, Moraes MJB, Oliveira MAC, Egry EY. Caminhos da formação de enfermagem: continuidade ou ruptura? Rev Bras Enferm 56(4): 343-47. 2003.
GIOVANELLA L. Entre a Solidariedade e a Subsidiariedade: políticas de contenção no seguro social de doença alemão. Rio de Janeiro: Editora FioCruz, 1998.
GUERSCHMAN S. A Democracia Inconclusa, um estudo da reforma sanitária brasileira. Rio de Janeiro: Editora FioCruz, 1995
LEVCOVITZ E; Lima LD; MACHADO CV. Política de saúde nos anos 90: relações intergovernamentais e o papel das Normas Operacionais Básicas. Ciência & Saúde Coletiva, v. 6, n. 2, 259-291, 2001
LEVCOVITZ E. Transição x consolidação: o dilema estratégico da construção do SUS - um estudo sobre as reformas da política nacional de saúde 1974-1986. Tese de doutorado, IMS/UERJ,Rio de Janeiro, p. 286,1997.
MACHADO JMH; Minayo-Gomes, C, . Acidentes de Trabalho: Concepções e Dados. In: Os Muitos Brasis: Saúde e População na Década de 80 São Paulo/Rio de Janeiro: Hucitec/Abrasco p.117-142,1995..
MARSIGLIA RMG. Instituições de ensino e o Programa Saúde da Família: o que mudou?. Rev Bras Saúde Família. 5(7). 30-412004.
NOSELLA, P. Trabalho e educação. In: Trabalho e Conhecimento: Dilemas na Educação do Trabalhador, São Paulo: Editora Cortez. p.27-42. 1989.
OLIVEIRA JAA, TEIXEIRA SMF Previdência Social no Brasil-60 anos de História da Previdência no Brasil. Petrópolis:Vozes;1986
PIERANTONI CR 2000. Reformas de saúde e recursos humanos: novos desafios x velhos problemas. Um estudo sobre recursos humanos e as reformas recentes da política nacional de saúde. Tese de doutorado, IMS/UERJ, Rio de Janeiro p.228,2000.
POCHMANN, M. Economia Social e do Trabalho, a superterceirização do trabalho. Editora LTR. São Paulo, 2008.
RODRIGUES PHA, Santos IS. Saúde e Cidadania, uma visão histórica e comparada do SUS. Editora Atheneu. São Paulo, 2009.
SANTOS BS. Da ideia da universidade à universidade de ideias. In: Santos BS. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 9ª ed. São Paulo: Cortez; p. 186-233, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.