Fatores Predisponentes Para O Uso Precoce De Drogas Por Adolescentes

Autores

  • Márcia Figueira Canavez Universidade Federal do Estado do Rio do Rio de Janeiro (UNIRIO), Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA)
  • Alisson Rubson Alves Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA)
  • Luciano Simões Canavez Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v5.n14.1021

Palavras-chave:

Adolescente, Dependência química, Fatores de risco

Resumo

Este estudo consiste numa revisão de literatura acerca do crescente, e cada vez mais precoce, consumo de drogas lícitas e ilícitas por adolescentes bem como dos fatores causais deste consumo. São objetivos deste identificar os principais aspectos levantados em publicações científicas relacionadas ao tema e realizar um levantamento bibliográfico dos principais fatores de risco para o uso precoce de drogas por adolescentes. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, descritiva de caráter exploratório. A coleta de dados deu-se a partir dos sites de pesquisa ADOLEC, LILACS, SCIELO e literaturas clássicas. A análise ocorreu através das seguintes categorias: fatores de risco para uso de drogas e identificação com o grupo e história familiar. Conclui-se a importância acerca da identificação de fatores de risco que possam desencadear o envolvimento de adolescentes com o uso de drogas, considerando o contexto em que o mesmo  vive, e sobre a inserção de substâncias psicoativas como meio facilitador de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

SEIBEL SD; Júnior AT. Dependência de drogas. São Paulo (SP): Atheneu; 2001.

FIGLIE NB; Fontes A; Morais E; Payá R. Filhos de dependentes químicos com fatores de riscos bio-psicossociais: necessitam de um olhar especial? [monografia]. São Paulo (SP): UNIFESP; 2004.

SILBER TJ: Souza RP. Uso e abuso de drogas na adolescência: o que se deve saber e o que se pode fazer. R pesq: Adolescência latinamericana, 1998; 3 (14-12)

FIGLIE NB; Bordin S; Laranjeira R. Aconselhamento em dependência química. São Paulo (SP): Roca; 2004.

Figueiredo NMA. Método e metodologia na pesquisa científica. São Caetano do Sul (SP): Editora Difusão; 2004.

TEIXEIRA E. As Três metodologias. Acadêmica, da ciência e da pesquisa. Petrópolis (RJ): Vozes; 2007.

ANDRETA I; Oliveira MS. A técnica da entrevista motivacional na adolescência. R.

pesq: Psicologia Clínica, 2005; 17-2.

SIMÕES MP. Adolescência e uso de drogas. In: Silveira DX, Moreira FG, organizadores. Panorama atual de drogas e dependência. São Paulo (SP): Atheneu; 2006.

PECHANSKY F; Zsobot CM; Scivoletto S. Uso de álcool entre adolescentes: conceitos, características epidemiológicas e fatores etiopatogênicos. R. pesq: Revista Brasileira de Psiquiatria, 2004, maio; 26.

BARRETO LM. Dependência Química: nas escolas e nos locais de trabalho. Rio de Janeiro (RJ): Qualytimark; 2000.

KESSLER F et al. Psicodinâmica do adolescente envolvido com drogas. R pesq: revista de psiquiatria, 2003; 24 (33-41).

GROB C; Rios MD. Uso de Drogas entre Adolescentes numa perspectiva transcultural.Panorama atual de Drogas e Dependência. São Paulo (SP): Atheneu; 2006.

BLOISE PV. O arquétipo do Herói: dependência e desenvolvimento. São Paulo (SP): Atheneu; 2006.

Downloads

Publicado

27-03-2017

Como Citar

CANAVEZ, Márcia Figueira; ALVES, Alisson Rubson; CANAVEZ, Luciano Simões. Fatores Predisponentes Para O Uso Precoce De Drogas Por Adolescentes. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 5, n. 14, p. 57–63, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v5.n14.1021. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1021. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.