O Que Há de Crítica na Formação “Crítica”? Uma Análise de Dois Cursos de Graduação em Administração no Rio de Janeiro

Autores

  • Rejane Prevot Nascimento Programa de Pós-Graduação em Administração/UNIGRANRIO
  • Bianka Coutinho Alvim Santos UNIGRANRIO
  • Ligia do Carmo Martins UNIGRANRIO
  • Igor Magalhães Cunha UNIGRANRIO
  • Claudio Marcos Maciel da Silva Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v8.n23.111

Palavras-chave:

Teoria Crítica, Ensino Superior, Cursos de Administração

Resumo

O objetivo deste artigo é fazer uma análise da disciplina Teoria Geral da Administração nos cursos de graduação em Administração, no que diz respeito ao ensino da Teoria Crítica e dos Estudos Críticos. Para o embasamento teórico, fez-se necessária uma breve contextualização sobre a Teoria Crítica, os Critical Management Studies (CMS) e sobre o ensino superior em Administração no Brasil. A metodologia utilizada no estudo incluiu a realização de entrevistas semi-dirigidas com coordenadores de cursos de Administração. A partir da análise verificou-se que as instituições pesquisadas apresentam realidades distintas quanto à formação crítica dos seus alunos.

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Biografia do Autor

Rejane Prevot Nascimento, Programa de Pós-Graduação em Administração/UNIGRANRIO

Cientista Social, Doutora em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2004), pesquisadora e professora dos cursos de Mestrado e Doutorado em Administração do PPGA/UNIGRANRIO.

Bianka Coutinho Alvim Santos, UNIGRANRIO

Mestre em Administração/UNIGRANRIO

Ligia do Carmo Martins, UNIGRANRIO

Mestre em Administração/UNIGRANRIO

Igor Magalhães Cunha, UNIGRANRIO

Mestre em Administração/UNIGRANRIO

Claudio Marcos Maciel da Silva, Universidade Estácio de Sá

Mestre em Administração/EBAPE/FGV

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Publicado

10-12-2013

Como Citar

NASCIMENTO, Rejane Prevot; SANTOS, Bianka Coutinho Alvim; MARTINS, Ligia do Carmo; CUNHA, Igor Magalhães; DA SILVA, Claudio Marcos Maciel. O Que Há de Crítica na Formação “Crítica”? Uma Análise de Dois Cursos de Graduação em Administração no Rio de Janeiro. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 8, n. 23, p. 55–68, 2013. DOI: 10.47385/cadunifoa.v8.n23.111. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/111. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

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