A Filosofia e sua possível contribuição educacional para pensar os desafios contemporâneos

Sérgio Eduardo Fazanaro Vieira, Presley Henrique Martins, Leonardo Prates Brugnerotto

Resumo


O presente estudo é oriundo do grupo de estudo e pesquisa sobre o ensino da Filosofia e seus fundamentos, da Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas inserido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. O objetivo central é discutir o papel da Educação como construção do ser humano e seus valores diante das atuais dificuldades no âmbito escolar e na prática de ensino, em decorrência das dinâmicas sociais hodiernas. Por meio da pesquisa bibliográfica, reflete-se sobre os elementos frágeis quando se concebe a educação em suas propostas valorativas no processo educacional. Os teóricos escolhidos foram Werner Jaeger, Gilles Lipovetsky e Zygmunt Bauman. Retoma-se Jaeger sob o prisma de entender a sociedade e a cultura ocidental; Lipovetsky, pela concepção da era do vazio a partir das fragilidades nas atuais relações sociais; por fim, Bauman, ante à concepção de relações líquidas, aquelas que parecem perder o caráter de integralidade na formação humana. Como resultado procura-se, além de possibilitar uma reflexão sobre os contornos da atual prática docente, fomentar o repertório de debates sobre os enfrentamentos que a Filosofia e seu ensino perpassam frente as atuais formas e objetivos das relações sociais.


Palavras-chave


Filosofia. Educação. Ser Humano.

Texto completo:

PDF

Referências


BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

______ . Amor líquido. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

BOECIO, Anício M. T. Severino. A consolação da filosofia. 4a. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

DELEUZE, Gilles. O que é a filosofia? 3a Ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

FONSECA, Maria de Jesus. A Paideia grega revisitada. São Paulo: Millenium. 1998.

JAEGER, Werner. Paideia a formação do homem grego. 6a Ed. São Paulo: Zahar, 2013.

LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal. São Paulo: Companhia das letras, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Cadernos UniFOA



Cadernos UniFOA

Campus Três Poços - Av. Paulo Erlei A. Abrantes, 1325 - Três Poços
Prédio 3 - Sala 2 (Casarão)
Volta Redonda - RJ - CEP: 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400 – Ramal: 8350

Indexado em:





  • Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.