A Filosofia e sua possível contribuição educacional para pensar os desafios contemporâneos

Autores

  • Sérgio Eduardo Fazanaro Vieira Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Presley Henrique Martins Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Leonardo Prates Brugnerotto Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v13.n37.1612

Palavras-chave:

Filosofia. Educação. Ser Humano.

Resumo

O presente estudo é oriundo do grupo de estudo e pesquisa sobre o ensino da Filosofia e seus fundamentos, da Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas inserido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. O objetivo central é discutir o papel da Educação como construção do ser humano e seus valores diante das atuais dificuldades no âmbito escolar e na prática de ensino, em decorrência das dinâmicas sociais hodiernas. Por meio da pesquisa bibliográfica, reflete-se sobre os elementos frágeis quando se concebe a educação em suas propostas valorativas no processo educacional. Os teóricos escolhidos foram Werner Jaeger, Gilles Lipovetsky e Zygmunt Bauman. Retoma-se Jaeger sob o prisma de entender a sociedade e a cultura ocidental; Lipovetsky, pela concepção da era do vazio a partir das fragilidades nas atuais relações sociais; por fim, Bauman, ante à concepção de relações líquidas, aquelas que parecem perder o caráter de integralidade na formação humana. Como resultado procura-se, além de possibilitar uma reflexão sobre os contornos da atual prática docente, fomentar o repertório de debates sobre os enfrentamentos que a Filosofia e seu ensino perpassam frente as atuais formas e objetivos das relações sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Eduardo Fazanaro Vieira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutorando em Educação na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2016) na Linha de Pesquisa Políticas Públicas em Educação, participando também do grupo de estudos de fundamentos da educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas. Desde 2004 é professor de filosofia no Ensino Superior. Possui experiência no ensino de Filosofia na Educação Básica (fundamental II e médio). Atualmente é professor da Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Coordenou o PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) na área de FILOSOFIA (2013-2017) e assessora desde Agosto de 2015 o Núcleo de Fé e Cultura da PUC-Campinas. Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2007). Atua principalmente nos seguintes temas: filosofia da educação, ensino de filosofia e pesquisa filosófica.

Presley Henrique Martins, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Licenciando em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Integrante do projeto de pesquisa Iniciação científica na modalidade FAPIC/PUC-Campinas; integrante do grupo de estudo e pesquisa sobre o ensino da Filosofia e seus fundamentos; ex-bolsista CAPES do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência(2017).   

Leonardo Prates Brugnerotto, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Licenciando em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Integrante do projeto de pesquisa Iniciação científica na modalidade FAPIC/PUC-Campinas; integrante do grupo de estudo e pesquisa sobre o ensino da Filosofia e seus fundamentos;

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

______ . Amor líquido. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

BOECIO, Anício M. T. Severino. A consolação da filosofia. 4a. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

DELEUZE, Gilles. O que é a filosofia? 3a Ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

FONSECA, Maria de Jesus. A Paideia grega revisitada. São Paulo: Millenium. 1998.

JAEGER, Werner. Paideia a formação do homem grego. 6a Ed. São Paulo: Zahar, 2013.

LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal. São Paulo: Companhia das letras, 2007.

Downloads

Publicado

14-11-2018

Como Citar

VIEIRA, Sérgio Eduardo Fazanaro; MARTINS, Presley Henrique; BRUGNEROTTO, Leonardo Prates. A Filosofia e sua possível contribuição educacional para pensar os desafios contemporâneos. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 13, n. 37, p. 59–68, 2018. DOI: 10.47385/cadunifoa.v13.n37.1612. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1612. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.