Efeitos da prática do Lien Ch’i nos escores psicológicos(DASS) em escolares

Alexandre Barai, Juan Guzman Quispe Cabanillas, Thais Casemiro Flores, Rosa Maria Zanibon de Moraes

Resumo


Entre as práticas terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa, observam-se diversos tipos de práticas corporais visando preservar ou recuperar a saúde, fortalecendo o corpo e a mente. Este estudo tem como objetivo avaliar a prática do Lien Ch’i como exercício regular inserido no ambiente escolar e observar seus efeitos. Participaram do estudo 32 alunos de uma escola pública, média de idade de 8±0,7 anos, ambos os gêneros divididos em 2 grupos, um de prática, que receberam a vivência dos exercícios por 7 minutos, 5 dias por semana num período de 8 semanas, e outro grupo controle. Anteriormente ao início do estudo e após o término foi aplicado o protocolo de escores psicológicos Depression, Anxiety and Stress Scales. O grupo de prática do Lien Ch’i apresentou diferenças estatísticas significativas para dois escores com P=0,0008 para Depressão e P=0,0085 para Estresse. No grupo controle não houve diferenças estatisticamente significativas. A prática do Lien Ch’i realizada por crianças neste estudo evidenciou a redução dos escores de depressão e estresse, estas evidências dão suporte para a realização de investigações mais amplas que visem elucidar demais mecanismos influenciados pela práxis cotidiana desses exercícios.


Palavras-chave


Depressão. Estresse. Criança.

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