Um estudo exploratório de ferramentas interativas inovadoras como recurso didático na formação do estudante de medicina

Paula Damato, Ítalo Bruno do Nascimento Moura, Cristina Ribeiro Dias Barroso, Rafael Teixeira dos Santos, Claudia Yamada Utagawa

Resumo


As ferramentas interativas são recursos tecnológicos utilizados com a finalidade de ampliar o acesso ao conhecimento, podendo servir como alternativas complementares ao método tradicional de ensino presente em todo o mundo. É nítido que, diante do desenvolvimento dos meios de comunicação e da evolução tecnológica, o compartilhamento de informações torna-se cada vez mais simplificado. Neste contexto, o presente trabalho tem o objetivo de apresentar as ferramentas interativas disponíveis na internet, de forma a expor sua aplicabilidade como recurso didático à formação acadêmica no curso de Medicina. Foi realizada uma busca na internet para ferramentas interativas com conteúdo voltado para formação médica. As ferramentas encontradas foram caracterizadas por tipo de característica proposta: simulação, visualização e gamificação. Foram analisadas nove ferramentas quanto à fonte/fornecedor do produto, temática abordada, idioma utilizado, grau de intuitividade, grau de interatividade, disponibilidade para aplicativos de celulares e recursos para pessoas com deficiência visual.


Palavras-chave


Educação Médica. Aprendizagem. Ensino.

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