Análise térmica e aerodinâmica de câmara de combustão de turbina a gás e avaliação de emissões usando simulação numérica para diferentes combustíveis

Autores

  • L. O. Rodrigues Universidade Federal de Itajubá
  • M. A. Nascimento Universidade Federal de Itajubá

Palavras-chave:

simulação, turbina a gás, câmara de combustão, temperatura, emissões

Resumo

Nos últimos anos, com o desenvolvimento de códigos computacionais numéricos avançados, a simulação numérica transformou-se numa opção promissora para desenvolver e melhorar a tecnologia em diferentes campos. Os resultados obtidos com as simulações, são usados para obter importantes informações durante a fase do projeto ou otimização de equipamentos industriais. Sua utilização gera resultados confiáveis a um baixo custo, devido ao número reduzido de experimentos, como também a oportunidade de desenvolver novos produtos e de executar muitas simulações antes de sua produção. Com a recente crise energética e a redução das reservas de combustíveis fossei, os setores industriais começam a desenvolver equipamentos mais compactos que possam ser alimentados com diferentes combustíveis, atendendo uma ampla faixa de poder calorífico. O objetivo deste trabalho é a avaliação térmica e aerodinâmica, como também de emissões, utilizando a simulação numérica (CFD) de uma câmara de combustão de uma turbina a gás de 600 kW. As análises serão apresentadas, mostrando os perfis de temperatura e de emissões, para chama pré-misturada e difusa usando gás natural e biogás como combustíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-02-2019

Como Citar

RODRIGUES, L. O.; NASCIMENTO, M. A. Análise térmica e aerodinâmica de câmara de combustão de turbina a gás e avaliação de emissões usando simulação numérica para diferentes combustíveis. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 3, n. 1 esp, p. 18, 2019. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2679. Acesso em: 24 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.