A imagem do Rio de Janeiro através dos cartões-postais

Autores

  • Suelen Cristina Almeida de Souza Universidade Estácio de Sá
  • Marcio dos Santos Borges Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v10.n28.272

Palavras-chave:

Turista, Cartão Postal, Imagem, Rio de Janeiro.

Resumo

Este artigo se propõe a analisar a imagem do Rio de Janeiro através de um diagnóstico feito nos cartões postais e de uma pesquisa realizada com moradores da cidade, concluindo que a cidade carioca possui uma grande oferta de atrativos turísticos que ainda não são explorados. Os cartões postais são um dos melhores meios de comunicação para divulgar a imagem de uma cidade. O Rio de Janeiro dispõe de inúmeros atrativos para serem expostos nos postais e serem vendidos com o intuito de atrair os turistas. Apesar desta diversidade de atrativos, muitas imagens não são vendidas, fazendo com que as pessoas acreditem que a cidade oferece apenas o que está a venda, tais imagens como: o Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Futebol e a praia de Copacabana, além de algumas imagens não contribuírem para que a cidade maravilhosa seja bem repercutida no Brasil e no exterior.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARRETO, M. Manual de Iniciação ao Estudo do Turismo. Campinas, SP. Editora Papirus, 17º edição, 2003.

CASTRO, C. “A Natureza Turística do Rio de Janeiro”. In: BANDUCCI, 2001.

DIAS, O. Cartofilia: a arte de colecionar postais, Cartão Postal, 1985.

EMBRATUR. Ministério do Turismo, Brasília, nov, 2006.

IBGE. Economia do Turismo - uma perspectiva macroeconômica 2000-2005. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/industria/economia_turismo/2000_2005/default.shtm. Acesso em: 01. Jan. 2014.

JOLY, M. Introdução à análise da imagem - São Paulo: Papirus,1996.

KOTLER, P; HAIDER, D. H.; REIN, I. Marketing Público: como atrair investimentos, empresas, e turismo para cidades, regiões, estados e países. Trad. Eliane Kanner. São Paulo: Makron Books do Brasil, 1995.

MENDES, M. A Malandragem no Imaginário Nacional. Um estudo sobre a construção do personagem Zé Carioca e suas relações com a cultura brasileira. BH, Minas Gerais, 2003.

O Globo. Os cariocas não conhecem de perto os cartões postais do Rio. Disponível em: http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL810445-16020,00- CARIOCAS+NAO+CONHECEM+DE+PERTO+OS+CARTOES+POSTAIS+DO+RIO+RELEVA+PESQUISA.html.Acesso em: 03. Mai. 2014.

SIQUEIRA; SIQUEIRA: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Santos – 29 de agosto a 2 de setembro de 2007.

URRY, J. O olhar do Turista, lazer e viagens nas sociedades contemporâneas – São Paulo: Senac - Studio Nobel: SESC, 2001.

VAGALUME, letra vídeo, Rap da felicidade – Cidinho e Doca. Acesso em 25 de Junho,2010.

VEJA, Estudo da competitividade do turismo Brasileiro – Unicamp, Revista Veja, número 18, editoria Contexto, 09/05/2007 , disponível em www.revistaveja.com.br. Acesso em: 05. Jun. 2007.

WAHAB, S.A. Introdução à Administração do Turismo. São Paulo: Pioneira, 242 p., 1977.

DALTOZO, J.C. O. Mundo em retângulos de papel. Disponível em: http://www.abrafite.com.br/biblioteca7.htm. Acesso em 06. Jun. 2010.

Secretaria Nacional de Políticas de Turismo. Ministério do Turismo. Anuário Estatístico de Turismo – 2013. Disponível em:http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/export/sites/default/dadosefatos/anuario/downloads_anuario/Anuxrio_Estatistico_de_Turismo_-_2013_-_Ano_base_2012_Versxo_Set2013.pdf. Acesso em: 15. Jul. 2014.

Downloads

Publicado

10-08-2015

Como Citar

SOUZA, Suelen Cristina Almeida de; BORGES, Marcio dos Santos. A imagem do Rio de Janeiro através dos cartões-postais. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 10, n. 28, p. 41–49, 2015. DOI: 10.47385/cadunifoa.v10.n28.272. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/272. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.