A imagem do Rio de Janeiro através dos cartões-postais
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v10.n28.272Keywords:
Turista, Cartão Postal, Imagem, Rio de Janeiro.Abstract
Este artigo se propõe a analisar a imagem do Rio de Janeiro através de um diagnóstico feito nos cartões postais e de uma pesquisa realizada com moradores da cidade, concluindo que a cidade carioca possui uma grande oferta de atrativos turísticos que ainda não são explorados. Os cartões postais são um dos melhores meios de comunicação para divulgar a imagem de uma cidade. O Rio de Janeiro dispõe de inúmeros atrativos para serem expostos nos postais e serem vendidos com o intuito de atrair os turistas. Apesar desta diversidade de atrativos, muitas imagens não são vendidas, fazendo com que as pessoas acreditem que a cidade oferece apenas o que está a venda, tais imagens como: o Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Futebol e a praia de Copacabana, além de algumas imagens não contribuírem para que a cidade maravilhosa seja bem repercutida no Brasil e no exterior.
Downloads
References
BARRETO, M. Manual de Iniciação ao Estudo do Turismo. Campinas, SP. Editora Papirus, 17º edição, 2003.
CASTRO, C. “A Natureza Turística do Rio de Janeiro”. In: BANDUCCI, 2001.
DIAS, O. Cartofilia: a arte de colecionar postais, Cartão Postal, 1985.
EMBRATUR. Ministério do Turismo, Brasília, nov, 2006.
IBGE. Economia do Turismo - uma perspectiva macroeconômica 2000-2005. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/industria/economia_turismo/2000_2005/default.shtm. Acesso em: 01. Jan. 2014.
JOLY, M. Introdução à análise da imagem - São Paulo: Papirus,1996.
KOTLER, P; HAIDER, D. H.; REIN, I. Marketing Público: como atrair investimentos, empresas, e turismo para cidades, regiões, estados e países. Trad. Eliane Kanner. São Paulo: Makron Books do Brasil, 1995.
MENDES, M. A Malandragem no Imaginário Nacional. Um estudo sobre a construção do personagem Zé Carioca e suas relações com a cultura brasileira. BH, Minas Gerais, 2003.
O Globo. Os cariocas não conhecem de perto os cartões postais do Rio. Disponível em: http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL810445-16020,00- CARIOCAS+NAO+CONHECEM+DE+PERTO+OS+CARTOES+POSTAIS+DO+RIO+RELEVA+PESQUISA.html.Acesso em: 03. Mai. 2014.
SIQUEIRA; SIQUEIRA: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Santos – 29 de agosto a 2 de setembro de 2007.
URRY, J. O olhar do Turista, lazer e viagens nas sociedades contemporâneas – São Paulo: Senac - Studio Nobel: SESC, 2001.
VAGALUME, letra vídeo, Rap da felicidade – Cidinho e Doca. Acesso em 25 de Junho,2010.
VEJA, Estudo da competitividade do turismo Brasileiro – Unicamp, Revista Veja, número 18, editoria Contexto, 09/05/2007 , disponível em www.revistaveja.com.br. Acesso em: 05. Jun. 2007.
WAHAB, S.A. Introdução à Administração do Turismo. São Paulo: Pioneira, 242 p., 1977.
DALTOZO, J.C. O. Mundo em retângulos de papel. Disponível em: http://www.abrafite.com.br/biblioteca7.htm. Acesso em 06. Jun. 2010.
Secretaria Nacional de Políticas de Turismo. Ministério do Turismo. Anuário Estatístico de Turismo – 2013. Disponível em:http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/export/sites/default/dadosefatos/anuario/downloads_anuario/Anuxrio_Estatistico_de_Turismo_-_2013_-_Ano_base_2012_Versxo_Set2013.pdf. Acesso em: 15. Jul. 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.