O debate sobre homofobia no jornal Diário do Vale

Autores

  • Rozana Aparecida Souza Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)
  • Mariana Rocha da Silva Cruz Curso de Serviço Social Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)
  • Nathan Cunha Gonçalves Curso de Serviço Social Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)
  • Taiana Carvalho Lopes

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v14.n41.2812

Palavras-chave:

Mídia. Homofobia. Homossexualidade. População LGBT

Resumo

A homofobia é um termo utilizado para designar uma forma de preconceito e aversão às homossexualidades em geral, que tem se mostrado no cenário nacional com certa força política, conceitual e analítica. É fundamental o enfrentamento e desconstrução de suas práticas violentas. Na sociedade brasileira há pouco conhecimento sobre homofobia. Nesse sentido, a mídia se constitui um importante dispositivo para a análise e compreensão da homofobia no Brasil. Este artigo é o resultado de um projeto de iniciação científica que se propôs a analisar as premissas centrais que erigem o debate sobre a homofobia e direitos humanos veiculados mídia. Pesquisa com abordagem qualitativa. As técnicas de coletas de dados utilizadas foram a análise de documentos e o levantamento bibliográfico. O processo metodológico consistiu na seleção, classificação e análise de notícias sobre homofobia publicadas veiculadas no jornal Diário do Vale. Foram levantadas 25 notícias, publicadas no período de janeiro de 2015 a dezembro de 2017. As notícias apontam um debate marcado pela atuação do Ministério Público Federal no enfrentamento da homofobia, um inexpressivo debate sobre os casos de homofobia acontecidos na região e uma apresentação da Parada LGBT como uma atividade de lazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rozana Aparecida Souza, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Assistente Social. Mestre em Saúde Coletiva. Professora do Curso de Serviço Social do UniFOA.

Mariana Rocha da Silva Cruz, Curso de Serviço Social Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Graduanda em Serviço Social do Curso de Serviço Social Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Nathan Cunha Gonçalves, Curso de Serviço Social Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Graduando em Serviço Social do Curso de Serviço Social Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Taiana Carvalho Lopes

Assistente Social

Referências

ALLES, N. L.; COGO, D. Sou feliz sendo prostituta: incidência de discursos governamentais e midiáticos sobre prostituição. Esferas. Ano 2, nº3, jul/dez, 2013, p.1120.

BORILLO, D. Homofobia: história e crítica de um preconceito. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

CARRARA, S. et al. (orgs). Curso de Especialização em Gênero e Sexualidade. Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília, DF: Secretaria Especial de Políticas para as mulheres, 2010. 5v.

CARRARA, S. et al.. Política, direitos, violência e homossexualidade. Rio de Janeiro: Cepesc, 2006. Pesquisa realizada na 9ª parada do orgulho GLBT – São Paulo 2005.

CARVALHO, S.. Sobre a Criminalização da Homofobia: perspectivas desde a criminologia queer. Revista Brasileira de Ciências Criminais, v. 99, p. 197. 2012.

CITELI, M. T. Saúde reprodutiva: mídia, ciência e humanidades. In: OLIVEIRA, M. C. e ROCHA, M. I. B. (Orgs.). Saúde reprodutiva na esfera pública e política na América Latina. Campinas, SP: Editora da Unicamp/NEPO, 2001. p. 237-262.

DIÁRIO DO VALE. Diário do Vale amplia liderança na internet e redes sociais. Disponível em <https://diariodovale.com.br/regiao/diario-do-vale-amplia-lideranca-na-internet-e-redes-sociais/>. Acesso em: 16 de set. de 2018.

EINSTEIN, A. Escritos da Maturidade. 3ª reimpressão, Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1994.

FRY, P. Para inglês ver: identidade e política na cultura brasileira. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982. p.87-115.

GÓIS, J. Desencontros: as relações entre os estudos sobre a homossexualidade e os estudos de gênero no Brasil. Revista Estudos Feministas. Florianópolis, v. 11, n. 1, jan/jun. 2003.

G1. Mais da metade dos deputados federais é a favor de criminalizar a homofobia. Disponível em https://g1.globo.com/politica/noticia/2018/11/27/mais-da-metade-dos-deputados-federais-e-a-favor-de-criminalizar-a-homofobia.ghtml >. Acesso em: 27 de nov. de 2018.

HERZLICH C. A problemática da representação social e sua utilidade no campo da doença. In: PHYSIS, Revista de Saúde Coletiva. RJ, 15 (suplemento), 2005. p. 57-70.

MELLO, L; AVELAR, R. B.; MAROJA, D.. Por onde andam as Políticas Públicas para a População LGBT no Brasil. Revista Sociedade e Estado. Brasília, v. 27, n. 2, maio/ago, p. 289-312, 2012.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11.ed. Rio de Janeiro/São Paulo, Hucitec Abrasco, 2008.

MOTT, L. Homossexualidade: mitos e verdades. Salvador: Editora Grupo Gay da Bahia, 2002.

MOTT, L. Violação dos direitos humanos e assassinato de homossexuais no Brasil. Salvador: Editora Grupo Gay da Bahia, 2000.

OUVERNEY-KING, J. R. e BATISTA FILHA, M. J. T.. Mídia e Homofobia: Uma Análise do Discurso do Mediascape Paraibano. Gênero e Direito. Universidade Federal da Paraíba, nº 03, 2015, p.116-140. Disponível em <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ged/index>. Acesso em: 05 de out. de 2018.

RIOS, R. R. O conceito de homofobia na perspectiva dos direitos humanos e no contexto dos estudos sobre preconceito e discriminação. In: RIOS, R. R. (Org.). Em defesa dos direitos sexuais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.

SILVA, F. M. Adiamento de ADO de criminalização da homofobia mostra omissão do STF. Revista Carta Capital. Disponível em <https://www.cartacapital.com.br/justica/adiamento-de-ado-de-criminalizacao-de-homofobia-mostra-omissao-do-stf/>. Acesso em 14 de out. de 2018.

VÍCTORA, C. et al. Pesquisa qualitativa em saúde: uma introdução ao tema. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2000.

WEINBERG, Georgee. Society and the healthy homossexual. New York: St Martin’s Press, 1972.

Downloads

Publicado

03-12-2019

Como Citar

SOUZA, Rozana Aparecida; CRUZ, Mariana Rocha da Silva; GONÇALVES, Nathan Cunha; LOPES, Taiana Carvalho. O debate sobre homofobia no jornal Diário do Vale. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 14, n. 41, p. 95–104, 2019. DOI: 10.47385/cadunifoa.v14.n41.2812. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2812. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)