O debate sobre homofobia no jornal Diário do Vale

Rozana Aparecida Souza, Mariana Rocha da Silva Cruz, Nathan Cunha Gonçalves, Taiana Carvalho Lopes

Resumo


A homofobia é um termo utilizado para designar uma forma de preconceito e aversão às homossexualidades em geral, que tem se mostrado no cenário nacional com certa força política, conceitual e analítica. É fundamental o enfrentamento e desconstrução de suas práticas violentas. Na sociedade brasileira há pouco conhecimento sobre homofobia. Nesse sentido, a mídia se constitui um importante dispositivo para a análise e compreensão da homofobia no Brasil. Este artigo é o resultado de um projeto de iniciação científica que se propôs a analisar as premissas centrais que erigem o debate sobre a homofobia e direitos humanos veiculados mídia. Pesquisa com abordagem qualitativa. As técnicas de coletas de dados utilizadas foram a análise de documentos e o levantamento bibliográfico. O processo metodológico consistiu na seleção, classificação e análise de notícias sobre homofobia publicadas veiculadas no jornal Diário do Vale. Foram levantadas 25 notícias, publicadas no período de janeiro de 2015 a dezembro de 2017. As notícias apontam um debate marcado pela atuação do Ministério Público Federal no enfrentamento da homofobia, um inexpressivo debate sobre os casos de homofobia acontecidos na região e uma apresentação da Parada LGBT como uma atividade de lazer.


Palavras-chave


Mídia. Homofobia. Homossexualidade. População LGBT

Texto completo:

PDF

Referências


ALLES, N. L.; COGO, D. Sou feliz sendo prostituta: incidência de discursos governamentais e midiáticos sobre prostituição. Esferas. Ano 2, nº3, jul/dez, 2013, p.1120.

BORILLO, D. Homofobia: história e crítica de um preconceito. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

CARRARA, S. et al. (orgs). Curso de Especialização em Gênero e Sexualidade. Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília, DF: Secretaria Especial de Políticas para as mulheres, 2010. 5v.

CARRARA, S. et al.. Política, direitos, violência e homossexualidade. Rio de Janeiro: Cepesc, 2006. Pesquisa realizada na 9ª parada do orgulho GLBT – São Paulo 2005.

CARVALHO, S.. Sobre a Criminalização da Homofobia: perspectivas desde a criminologia queer. Revista Brasileira de Ciências Criminais, v. 99, p. 197. 2012.

CITELI, M. T. Saúde reprodutiva: mídia, ciência e humanidades. In: OLIVEIRA, M. C. e ROCHA, M. I. B. (Orgs.). Saúde reprodutiva na esfera pública e política na América Latina. Campinas, SP: Editora da Unicamp/NEPO, 2001. p. 237-262.

DIÁRIO DO VALE. Diário do Vale amplia liderança na internet e redes sociais. Disponível em . Acesso em: 16 de set. de 2018.

EINSTEIN, A. Escritos da Maturidade. 3ª reimpressão, Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1994.

FRY, P. Para inglês ver: identidade e política na cultura brasileira. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982. p.87-115.

GÓIS, J. Desencontros: as relações entre os estudos sobre a homossexualidade e os estudos de gênero no Brasil. Revista Estudos Feministas. Florianópolis, v. 11, n. 1, jan/jun. 2003.

G1. Mais da metade dos deputados federais é a favor de criminalizar a homofobia. Disponível em https://g1.globo.com/politica/noticia/2018/11/27/mais-da-metade-dos-deputados-federais-e-a-favor-de-criminalizar-a-homofobia.ghtml >. Acesso em: 27 de nov. de 2018.

HERZLICH C. A problemática da representação social e sua utilidade no campo da doença. In: PHYSIS, Revista de Saúde Coletiva. RJ, 15 (suplemento), 2005. p. 57-70.

MELLO, L; AVELAR, R. B.; MAROJA, D.. Por onde andam as Políticas Públicas para a População LGBT no Brasil. Revista Sociedade e Estado. Brasília, v. 27, n. 2, maio/ago, p. 289-312, 2012.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11.ed. Rio de Janeiro/São Paulo, Hucitec Abrasco, 2008.

MOTT, L. Homossexualidade: mitos e verdades. Salvador: Editora Grupo Gay da Bahia, 2002.

MOTT, L. Violação dos direitos humanos e assassinato de homossexuais no Brasil. Salvador: Editora Grupo Gay da Bahia, 2000.

OUVERNEY-KING, J. R. e BATISTA FILHA, M. J. T.. Mídia e Homofobia: Uma Análise do Discurso do Mediascape Paraibano. Gênero e Direito. Universidade Federal da Paraíba, nº 03, 2015, p.116-140. Disponível em . Acesso em: 05 de out. de 2018.

RIOS, R. R. O conceito de homofobia na perspectiva dos direitos humanos e no contexto dos estudos sobre preconceito e discriminação. In: RIOS, R. R. (Org.). Em defesa dos direitos sexuais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.

SILVA, F. M. Adiamento de ADO de criminalização da homofobia mostra omissão do STF. Revista Carta Capital. Disponível em . Acesso em 14 de out. de 2018.

VÍCTORA, C. et al. Pesquisa qualitativa em saúde: uma introdução ao tema. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2000.

WEINBERG, Georgee. Society and the healthy homossexual. New York: St Martin’s Press, 1972.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Cadernos UniFOA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Cadernos UniFOA

Campus Três Poços - Av. Paulo Erlei A. Abrantes, 1325 - Três Poços
Prédio 3 - Sala 2 (Casarão)
Volta Redonda - RJ - CEP: 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400 – Ramal: 8350

Indexado em:





  • Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.