As novas tecnologias no ambiente escolar: resposta dos professores de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro com relação a Educopédia

Glhevysson dos Santos Barros, Glaucia Regina da Silva Santos

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa quantitativa que relata os impactos das novas tecnologias no ambiente escolar, em especial a Plataforma Educopédia e de que forma os professores de Educação Física da Rede Municipal do Rio de Janeiro lidam com essas novas ferramentas. Além disso, ressalta a importância dessas novas possibilidades tecnológicas para a formação continuada desses docentes, que além de possibilitar a aprendizagem da utilização das tecnologias, articula a construção de uma metodologia na qual as mídias tecnológicas podem ser recursos didáticos. Para tanto, apresenta-se o questionário aplicado a esses professores e gráficos ilustrativos através dos quais se tem acesso ao resultado dessa pesquisa junto aos referidos docentes.


Palavras-chave


Tecnologias. Educação física. Docentes.

Texto completo:

PDF

Referências


ALARCÃO, I. Escola Reflexiva e a Nova Racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.

ALVES, M. S.; RILEY, L. W.; MOREIRA, B. M. A case of severe pancreatitis complicated by Raoultella planticola infection. Journal of Medical Microbiology, Edinburgh, v. 56, p. 696-698, 2007.

ALVES, R.F.; BRASILEIRO, M.C.E.; BRITO, S.M.O. Interdisciplinaridade: um conceito em construção. Episteme, Porto Alegre, n. 19, p. 139-148, 2004.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

GUERREIRO, J.R.G.; BATTINI, O. Novas Tecnologias na Educação Básica: desafios ou possibilidades? Disponível em . Acesso em: 16 fev. 2019.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

JUNIOR, J. B. B.; CARVALHO, H. V.; CHAHINI, T. H. C. Educação básica e o uso das Tecnologias digitais: Percepções e perspectivas. Educere et Educere. v. 11, n. 22, p. 1-11, 2016.

MAIA, D. L.; BARRETO, M.C. Tecnologias digitais na educação: uma análise das políticas públicas brasileiras. Revista educação, formação & tecnologias, v. 5, n. 1, p. 47‐61, 2012.

MORAES, D.A.F.; OLIVEIRA, D.E.M.B.; BROIETTI, F. C. D.; STANZANI, E.L. O uso das tecnologias digitais por professores da escola básica: realidades do contexto educativo. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 41, n. 2, p. 48-63, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Cadernos UniFOA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Cadernos UniFOA

Campus Três Poços - Av. Paulo Erlei A. Abrantes, 1325 - Três Poços
Prédio 3 - Sala 2 (Casarão)
Volta Redonda - RJ - CEP: 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400 – Ramal: 8350

Indexado em:





  • Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.