A cidade em álbuns de fotografia – a imobilidade e a fragmentação como processo autoral de Federico Fellini no filme Roma.

Autores

  • Anna Paula Soares Lemos Programa de Pos-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes - UNIGRANRIO

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n44.3280

Resumo

Este artigo versa sobre o gradativo e autoral processo de criação do cineasta italiano Federico Fellini. Um processo em que das anotações iniciais à versão final do filme, várias etapas de corte, colagem e movimento dos planos; de textos, luzes e dublagem, tomavam um tempo maior do que aquele da maioria das produções. O foco de análise é o filme Roma di Fellini de 1972.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Paula Soares Lemos, Programa de Pos-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes - UNIGRANRIO

Doutora e Mestre em Literatura Comparada na Faculdade de Letras - Depto. de Ciência da Literatura da UFRJ, integra o grupo de pesquisa Formação do Brasil Moderno: literatura, cultura e sociedade, certificado pela UFRJ e registrado no diretório da CNPq, atuando na linha de pesquisa Literatura e Imagem. Atualmente é Professora Adjunta 1 do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes. Inter-Humanitas, PPGHCA/UNIGRANRIO. É também professora dos cursos de graduação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, defendeu no Mestrado a dissertação "Ariano Suassuna, o palhaço-professor" publicada pela Editora Multifoco. No Doutorado -- com bolsa de pesquisa CNPq e PDEE- Capes -- também em Literatura Comparada na Faculdade de Letras - Depto de Ciência da Literatura da UFRJ defendeu a tese "Anotações de um diretor: o cinema de Federico Fellini na televisão" com pesquisa feita na La Sapieza di Roma, no Centro Sperimentale de Cinematografia di Roma e na Fondazione Federico Fellini em Rimini. É lider do grupo de pesquisa IMAGEMNO - Núcleo de Estudos em Imagens, Memórias e Narrativas Oníricas. Interesses de pesquisa: Narrativas audiovisuais, Literatura e imagem, teatro e coletivos artísticos. 

Referências

Roteiros utilizados para análise:

FELLINI, Federico. I clowns. A cura di Renzo Renzi. Bologna: Cappelli, 1988.

ZAPPONI, Bernardino (a cura di). Roma di Fellini. Collana cinematografica: Dal Soggetto al film. Bologna : Capelli Editore, 1972.

Documentos originas e anotações de roteiro (Fonte: Arquivo Fondazione Federico Fellini, Rimini, IT. / Centro Sperimentale di Cinematografia di Roma, Roma, IT. Consulta em Set/Out/Nov/Dez de 2011 com fomento de pesquisa PDEE/ Capes).

Fundamentação Teórica:

AGAMBEN, Giorgio. Profanações. Tradução e apresentação: Selvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007.

AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 2004.

AUERBACH, Erich. Figura. São Paulo: Editora Ática, 1994.

BARTHES, Roland. A câmara clara. Notas sobre fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BERTETTO, Paolo. (a cura di) Storia del cinema italiano – uno sguardo d’insieme. Venezia e Roma: Marsilio/ Edizioni di Bianco & Nero, 2011.

CALIL, Carlos Augusto (org.). Fellini visionário. São Paulo, Companhia das Letras, 1994.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Tradução: Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DI BIAGI, Flaminio. La Roma di Fellini. Genova: Le Mani/Microart’s Edizioni, 2008.

FELLINI, Federico. Fazer um filme. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

Downloads

Publicado

17-12-2020

Como Citar

LEMOS, Anna Paula Soares. A cidade em álbuns de fotografia – a imobilidade e a fragmentação como processo autoral de Federico Fellini no filme Roma. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 15, n. 44, 2020. DOI: 10.47385/cadunifoa.v15.n44.3280. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/3280. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas