Estudo de traços de argamassa utilizando escória de aciaria elétrica para produção de argamassa
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v11.n31.345Palavras-chave:
escória, argamassaResumo
Ageração de resíduos tem se mostrado um problema de preocupação mundialcrescente. Muitos rejeitos, sejam industriais ou urbanos, muitas vezes acabampor poluir o meio ambiente, causando problemas de armazenagem de certosmateriais. Além disso, materiais alternativos a partir desses rejeitos podemser mais baratos, apresentando muitas vezes características de desempenhomelhores que os materiais convencionais. Assiderúrgicas, em nível mundial, vêm enfrentando um problema comum, que consisteno que fazer para que a totalidade da escória gerada no refino do aço emaciarias elétricas ou ao oxigênio tenha uma solução de aproveitamento melhor doque vem sendo feito atualmente.Nafabricação do aço as escórias são geradas em duas etapas: a primeira provém dochamado refino oxidante (forno elétrico a arco ou convertedor ao oxigênio) e asegunda do refino redutor em processos de metalurgia na panela (forno-panela). Estetrabalho tem como objetivo principal o de apontar potencialidades de uso daescória de aciaria elétrica com adição ao cimento Portland na argamassa.Desenvolver um produto que possa utilizar resíduos industriais. Hoje não háestudos no aproveitamento de escoria em argamassa, há vários em utilização deescoria em concretos.Oestudo objetiva estudo de traços de argamassa para verificar a viabilidade dereaproveitamento de escoria.Inicialmenteforam realizados ensaios de resistência à compressão, a compressão diametral,de absorção de agua por imersão. E após a ensaios de microscopia eletrônica devarredura para avaliação da composição.Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Cimento Portland comum-especificação NBR 5732. Rio de Janeiro, 1991. 5p.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Cimento Portland - Determinação da resistência à compressão. NBR 7215. Rio de Janeiro, 1996. 8p.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Argamassa e concreto – Determinação da resistência à tração por compressão diametral de corpos-de-prova cilíndricos. NBR 7222. Rio de Janeiro, 1994.3p.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Moldagem de placas para ensaio de argamassa e concreto projetados. NBR 13070. Rio de janeiro, 1994. 2p.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Argamassa e concreto endurecidos - Determinação da absorção de água por capilaridade. NBR 9779.Rio de janeiro. 1995. 2p
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Argamassa e concreto endurecidos - Determinação da absorção de água por imersão - Índice de vazios e massa específica NBR 9778. Rio de janeiro. 1987. 3p
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Normal para ensaio de cimento. NBR 7214. Rio de janeiro. 1982. 7p.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Concreto- procedimento de moldagem e cura de corpos-de-prova. NBR 5738. Rio de janeiro. 2008. 9p.
GALDEANO, O.V.R. et al A experiência da CSN na reciclagem de resíduos sólidos nas sinterizações da CSN. In: SEMINÁRIO DE REDUÇÃO E MATÉRIAS-PRIMAS RESÍDUOS NA SIDERURGIA, 25, Volta Redonda, RJ. Anais.... Volta Redonda, 1994. p.271-285.
PETRUCCI, Eládio G. R. Materiais de construção. 2. Ed. Editora Globo, Porto Alegre, 1976. 352p
PEREIRA, E. A. C. Aspectos técnicos da gestão de resíduos nas siderúrgicas integradas a coque. In: SEMINÁRIO DE REDUÇÃO E MATÉRIAS-PRIMAS RESÍDUOS NA SIDERURGIA, 25, 1994, Volta Redonda, RJ. Anais... Volta Redonda, 1994. p.187-199.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Departamento de Engenharia de Materiais, Departamento de Engenharia Metalúrgica, Departamento de Engenharia Civil. Estudo sobre a potencialidade de uso das escórias de aciaria como adição ao concreto: Projeto de Norma. Versão 1. Porto Alegre, jun. 2001.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ. Programa de Pós-Graduação em Materiais para Engenharia. Departamento de Física e Química - Instituto de Ciências. Dissertação de Mestrado. Reciclagem de escória cristalizada para a produção de argamassas. Projeto de norma. Versão 1.Itajubá, 2006
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.