Karatê e agressividade: possíveis relações

Autores

  • Cláudio Delunardo Severino Professor graduado em Licenciatura Plena em Educação Física; Pós-graduado em Docência para o Ensino Superior; Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente – Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA
  • Andressa de Oliveira Barbosa Discente do 6° período dos Cursos de Educação Física do UniFOA – Bacharelado e Licenciatura

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n16.1066

Palavras-chave:

Karatê Agressividade Relações

Resumo

O presente estudo objetiva analisar possíveis relações entre a prática do Karatê e o comportamento, algumas vezes, agressivo por parte de seus adeptos. Para tal, investigaram-se as linhas teóricas do Karatê, seu histórico, ensino, conceitos e as suas abordagens gerais e, sendo assim, buscou-se compreender como os professores de Karatê trabalham com seus alunos a questão da agressividade, bem como as suas consequências. Além disso, procurou-se estabelecer uma maior compreensão acerca da agressividade, bem como suas principais características e conceitos específicos. A metodologia empregada tratou-se de uma pesquisa exploratória, discursiva, de cunho bibliográfico, além de pesquisa de campo para coleta de dados. O instrumento para a coleta de dados foi um questionário contendo perguntas acerca do desenvolvimento do Karatê, por parte dos professores, e também a relação destes com a temática da agressividade, através do qual delineamos a pesquisa a fim de obter o subsídio necessário para a análise proposta. Os participantes da pesquisa tiveram as suas respostas analisadas para que as mesmas pudessem ser generalizadas e projetadas, identificando-se  a melhor forma de  aproveitar as informações. Considerando que existem possíveis relações entre a prática do Karatê por crianças e adolescentes e o comportamento agressivo, eventualmente, apresentado pelos mesmos. A elaboração deste estudo justifica-se pela relevância de investigações relacionadas às linhas teóricas do Karatê. Consideramos também os aspectos culturais associados à agressividade e à contribuição que os seus resultados possam vir a apresentar aos profissionais ligados ao processo de ensino-aprendizagem desta arte marcial. Alguns professores consideram que condutas agressivas podem contribuir para o rendimento do aluno, e é esse equívoco que faz com que o indivíduo não seja capaz de lidar com o insucesso, ocasionando algumas vezes ações agressivas e até mesmo a violência. Sendo assim, notamos que podem existir relações entre a prática do Karatê e a agressividade, mas que não é o esporte o causador direto desse comportamento agressivo.

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Publicado

27-03-2017

Como Citar

SEVERINO, Cláudio Delunardo; BARBOSA, Andressa de Oliveira. Karatê e agressividade: possíveis relações. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 6, n. 16, p. 85–98, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v6.n16.1066. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1066. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde

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