A Comunicação na Esfera Pública: o que se publicou entre 1998 e 2008 no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação do Intercom

Autores

  • Francine Lucatelli MBA em Marketing Estratégico, Bacharel em Comunicação Social – Relações Públicas - Universidade do Vale do Itajaí
  • Marcos Antonio Ribeiro Andrade Bacharel e Mestre em Administração, Especialista em Gestão Organizacional- UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n17.1079

Palavras-chave:

Bibliometria, Comunicação, Esfera Pública, Intercom

Resumo

Esta pesquisa foi norteada pelo interesse em analisar e quantificar os artigos publicados no Intercom que remetem à comunicação na esfera pública. Para a realização desta, efetuou-se uma pesquisa no site da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, e verificou-se o que foi publicado entre os anos de 1998 e 2008. Posteriormente, utilizou-se algumas expressões como: Comunicação Governamental, Comunicação Pública, Comunicação Política, Marketing Político e Propaganda Política para delimitar uma amostra de pesquisa. Num segundo momento efetuouse o fichamento desses artigos e a posteriori, utilizando-se da pesquisa bibliométrica, buscou-se quantificar as informações coletadas para identificar quanto se publicou na área, quais autores mais serviram de referência bibliográfica e sobre quais expressões os artigos pesquisados mais discorreram. Também foi possível evidenciar o pouco interesse pelo tema por parte dos profissionais formados em comunicação, o que acaba por abrir espaço para que profissionais de outras áreas se dediquem a estudar a comunicação no campo da esfera pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, C. T. S. Dicionário profissional de Relações Públicas e Comunicação e glossário de termos anglo-americanos. 2. ed. São Paulo: Summus, 1996.

______. Para entender Relações Públicas. São Paulo: Loyola, 1993

ANDRADE, M. A. R.; HOFFMANN, V. E. Redes do século XXI: uma pesquisa bibliométrica em periódicos nacionais e internacionais no período de 2000 a 2005. In: VII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2007, Itajaí. Livro de Resumos, Itajaí, 2007.

BARBETA, P. A. Estatística aplicada às ciências sociais. 7 ed. Florianópolis: UFSC, 2007.

BRANDÃO, E. P. Usos e Significados do Conceito Comunicação Pública. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2006, Brasília. Anais Eletrônicos, Brasília, 2006. CD-ROM.

DORNELLES, S. M. G. O Espaço das Relações Públicas no Cenário da Comunicação Pública. In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2002, Salvador. Anais Eletrônicos, Salvador, 2002. CD-ROM.

EPSTEIN, I. Ciência, poder e comunicação. In: DUARTE, J.; BARROS, A. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2006. p. 15-31.

GARCIA, P. M.; FURQUIM, V. M. Marketing Político: as táticas políticocomunicacionais de Vargas, Jânio e Collor. In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2002, Salvador. Anais Eletrônicos, Salvador, 2002. CD-ROM.

GOMES, N. D. Os instrumentos do marketing político e eleitoral e a persuasão como elemento comum entre eles para a formação da opinião pública. In: XXX CONGRESSO BRASILEIRO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2007, Santos. Anais Eletrônicos, Santos, 2007. CD-ROM.

GURGEL, J. B. S. Cronologia da Evolução Histórica das Relações Públicas. 3 ed. Brasília: Linha Gráfica e Editora, 1985.

HAIR JUNIOR, J. F. et al. Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2005

MAICAS, M. P. I. Introducion a la comunicación social. Barcelona: ESRPPPU, 1992.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2001.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

SILVA, D. P. O desencantamento no mundo da política. A propaganda, o marketing e o consumo de um candidato que virou presidente. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2006, Brasília. Anais Eletrônicos, Brasília, 2006. CD-ROM.

STUMPF, I. R. C. Pesquisa Bibliográfica. In: DUARTE, J.; BARROS, A. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2006. p. 52-61.

TORQUATO, F. G. Marketing Político e Governamental: um roteiro para campanhas políticas e estratégias de comunicação. São Paulo: Summus, 1985.

Downloads

Publicado

27-03-2017

Como Citar

LUCATELLI, Francine; ANDRADE, Marcos Antonio Ribeiro. A Comunicação na Esfera Pública: o que se publicou entre 1998 e 2008 no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação do Intercom. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 6, n. 17, p. 31–41, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v6.n17.1079. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1079. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.