Uma metodologia de pesquisa para o lançamento de um veículo de carga no Brasil. O caso V.I.D.U. (Veículo Inteligente de Distribuição Urbana)

Autores

  • Cristiana Fernandes Mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, professora do Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA.
  • Tarcísio Santana Graduado pelo Centro Universitário de Volta Redonda
  • Danton Gravina Graduado pelo Centro Universitário de Volta Redonda
  • Pedro Lima Graduado pelo Centro Universitário de Volta Redonda
  • Thiago Mello Graduado pelo Centro Universitário de Volta Redonda
  • Márcio Fábio Leite Mestre pela LCC, London College of Communication

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n19.1099

Palavras-chave:

Design Research Indústria automobilística Pesquisa visual Metodologia

Resumo

Esse ensaio pretende abordar a metodologia de pesquisa desenvolvida a partir das técnicas de Design Research para o desenvolvimento de um projeto experimental de um veículo inteligente de distribuição urbana (V.I.D.U.), parceria entre a MAN Latin America e o Curso de Graduação em Design do Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA. Tal projeto buscou atender uma demanda oferecida como experiência para docentes e discentes desenvolverem um produto real de grande porte. Cabe ressaltar que o objetivo desse artigo não é chegar no desenvolvimento do produto, e sim, discorrer sobre a metodologia adotada para o levantamento de dados, como forma de contribuição para o desenvolvimento de novos produtos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAXTER, Mike. Projeto de Produto. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.

BROWN, Tim. Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas idéias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010

DAMAZIO, Vera. In: Rio de Janeiro: Revista Estudos em design, 1996. V, IV. P. 9.

LIMA, Paulo Anis. São Paulo: Revista Trip, 2010. Ed. 193.

LEITE, Márcio Fábio O. in: São Paulo: Revista ABC Design, 2010. Ed. 33.

M.HORKHEIMER E T. ADORNOHORKHEIMER, Max & ADORNO, Theodor. A indústria cultural: o iluminismo como mistificação de massas. Pp. 169 a 214.

Downloads

Publicado

28-03-2017

Como Citar

FERNANDES, C.; SANTANA, T.; GRAVINA, D.; LIMA, P.; MELLO, T.; LEITE, M. F. Uma metodologia de pesquisa para o lançamento de um veículo de carga no Brasil. O caso V.I.D.U. (Veículo Inteligente de Distribuição Urbana). Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 19, p. 31–36, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n19.1099. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1099. Acesso em: 12 ago. 2022.

Edição

Seção

Tecnologia e Engenharias