O Conceito de Brasilidade nos produtos moveleiros: O diferencial competitivo que falta

Autores

  • Ana Carolina Lopes Designer pelo Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Demetrius Vasques Cruz Docente do curso de Design do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v9.n1%20(Esp.).1114

Palavras-chave:

Brasilidade, Diferencial competitivo, Etnografia, Design de móveis

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir a respeito de um tema antigo e que vem ganhando grande importância ultimamente junto à produção industrial e cultural nacional – em especial ao design de móveis – como fator de diferencial competitivo: A Brasilidade. E propor a Etnografia como um método de levantamento e analise de dados qualitativos que, por sua característica, possibilita o desvelamento de informações que servirão de inspirações para um projeto de design com uma identidade brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

http://laprogettista.wordpress.com/tag/marcozanuso/ - consultada em 14/01/2013;

http://www.arredativo.it/2011/monografie/ ettore-sottsass-junior/ - Consultada em 14/01/2013;

CONSOLO, Cecília. Falta brasilidade no nosso Design. Qual é a cara do design gráfico brasileiro? Artigo publicado na Revista Design Gráfico, nº 42, Coluna Opinião. Editora Market Press, 2001.

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL, Departamento Nacional. Desejos & Rupturas: Referências do mobiliário – Brasília: SENAI-DN, 2011.

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL, Departamento Nacional. Os cinco sentidos: Referências do mobiliário – Brasília: SENAIDN, 2010.

LEON, Ethel. Design brasileiro – quem fez e quem faz. Rio de Janeiro: Viana e Mosley, 2005.

NORMAN, Donald A. Design emocional: Porque adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2005.

BRUM, Argemiro J. O desenvolvimento econômico brasileiro – 28. Ed. ver. e atual. – Petrópolis, RJ: Vozes; Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2011.

GIROFLEX. A cadeira: Empresa das Artes Projetos e Edições artísticas Ltda. 1988.

Downloads

Publicado

28-03-2017

Como Citar

LOPES, Ana Carolina; CRUZ, Demetrius Vasques. O Conceito de Brasilidade nos produtos moveleiros: O diferencial competitivo que falta. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 9, n. Esp, p. 83–89, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v9.n1 (Esp.).1114. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1114. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Especial Design

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.