Estudo de Caso: Implementação da Norma ISO 9001:2008 em uma Empresa Mecânica de Pequeno Porte

Autores

  • Sérgio Ricardo Bastos Mello Centro Universitário de Volta Redonda
  • Márcia Catharino de Mello Arquiteta e Urbanista – USU
  • Viviane Pontes Cunha Engenheira Eletricista – Faculdade de Engenharia de Resende

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v8.n23.148

Palavras-chave:

Certificação ISO 9001, 2008, Qualidade, Empresa de Pequeno Porte

Resumo

A sobrevivência e a prosperidade das empresas estão relacionadas com a adoção de modelos de gerenciamento que possibilitem melhorar os resultados de suas operações. O sistema de gestão proposto pelo padrão ISO 9001:2008 se constitui num forte mecanismo para as empresas alcançarem seus objetivos. O presente artigo tem por objetivo analisar o processo de implementação do sistema de gestão pela qualidade e certificação segundo a norma ISO 9001:2008 de uma empresa mecânica de pequeno porte, como também relatar as dificuldades encontradas durante este processo e os benefícios decorrentes do mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Ricardo Bastos Mello, Centro Universitário de Volta Redonda

Coordenador do Curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário de Volta Redonda e Diretor e Consultor da empresa Engenharia e Qualidade com atuação nas áreas de sistemas de gestão da qualidade, meio ambiente, segurança e saúde no trabalho.

Referências

ABNT NBR – ISO 9001:2008 Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos

ASSEN, M. V., BERG, G. V. e PIETERSMA, P. Modelos de Gestão. 2ªed. Pearson Prentice Hall, 2010.

BERGAMO FILHO, V. ISO 9000 em Serviços: um Passo para a Qualidade Total. São Paulo. Makron Book , 1999.

CALARGE, F. A. Visão Sistêmica da Qualidade: a melhoria de desempenho da organização direcionada pela qualidade. São Paulo. Art Liber, 2001.

CORRÊA, H.L. e CORRÊA, C.A. Administração de produção e operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 2ª ed. São Paulo. Atlas, 2008.

INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – http://www.inmetro.gov.br/qualidade

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – http://www.ibge.gov.br/

KRAJEWSKI, L., RITZMAN, L. e MALHOTRA, M. Administração de Produção e Operações. 8ª ed. Pearson Prentice Hall, 2009.

LAMPRECHT, J. L. ISO 9000 e o Setor de Serviços: uma Interpretação Crítica das Revisões de 1994. Rio de Janeiro. Qualitymark Editora, 1994.

MASTER QUALIDADE - http://www.masterqualidade.com.br/iso9000.html

PALADINI, E. P. Gestão da Qualidade: teoria e prática. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2004.

SLACK, N., CHAMBERS, S. E JOHNSTON, R. Administração da Produção. 2ª Ed. Atlas, 2007.

Downloads

Publicado

12/10/2013

Como Citar

MELLO, S. R. B.; DE MELLO, M. C.; CUNHA, V. P. Estudo de Caso: Implementação da Norma ISO 9001:2008 em uma Empresa Mecânica de Pequeno Porte. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 8, n. 23, p. 25–33, 2013. DOI: 10.47385/cadunifoa.v8.n23.148. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/148. Acesso em: 3 jul. 2022.

Edição

Seção

Tecnologia e Engenharias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)