Desempenho térmico de motores elétricos aletados: solução bidimensional pelo método de separação de variáveis

Autores

  • Tatiana Almeida Mota Santos UniFOA
  • Élcio Nogueira UniFOA/AEDB/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v13.n38.1577

Palavras-chave:

Motores Elétricos. Desempenho Térmico. Aletas. Alumínio e Ferro Fundido.

Resumo

RESUMO

O motor elétrico é uma máquina que se destina a transformar energia elétrica em energia mecânica. Na indústria, é o mais usado de todos os tipos de motores, pois combina vantagens como utilização de energia elétrica, construção simples, facilidade de transporte, baixo custo, grande versatilidade de adaptação às cargas dos mais diversos tipos com melhores rendimentos. A potência útil fornecida pela máquina elétrica na ponta do eixo é menor que a potência absorvida da linha de alimentação. A diferença entre estas duas potências representa a perda, que transformada em calor aquece excessivamente o motor elétrico e pode ter como consequência a sua queima. Para a dissipação do calor, faz-se necessário à utilização de aletas, facilitando a troca de calor do motor elétrico com o meio que o circunda. Neste trabalho desenvolveu-se uma análise teórica, bidimensional, através da Técnica de Separação de Variáveis, supondo temperatura prescrita na base da aleta de perfil retangular. Foram obtidos resultados para eficácia e eficiência, para a aleta e para o motor, e comparados com resultados de modelos unidimensionais. Nas simulações efetuadas o coeficiente de transferência de calor por convecção externo, principal responsável pelo desempenho térmico do motor, varia em ampla faixa de valores, com o objetivo de demonstrar a consistência do modelo desenvolvido. Em síntese, trata-se de um esforço adicional na busca de solução teórica realística para o desempenho térmico de motores elétricos. Dois tipos de materiais para confecção da carcaça do motor foram utilizados para análise: Alumínio e Ferro Fundido.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Almeida Mota Santos, UniFOA

Engenheira Mecânica graduada pela UniFOA

Élcio Nogueira, UniFOA/AEDB/UERJ

Departamento de Engenharia Mecânica - UniFOA

Departamento de Engenharia Mecânica - AEDB

Departamento de Mecânica e Energia - DEM/UERJ

Referências

Mota Santos, T. A.; 2017. “ANÁLISE DE DESEMPENHO TÉRMICO DE MOTORES ELÉTRICOS ALETADOS: SOLUÇÃO BIDIMENSIONAL EM ALETA RETANGULAR COM TEMPERATURA PRESCRITA NA BASE”. Trabalho de Conclusão de Curso, Engenharia Mecânica, UNIFOA. Orientador: Nogueira, Élcio.

Soares, M. V. F.; 2015. “ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO COEFICIENTE DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR POR CONVECÇÃO NA TEMPERATURA DO NÚCLEO DE MOTOR ELÉTRICO ALETADO COM FLUXO DE CALOR PRESCRITO NA BASE”. Trabalho de Conclusão de Curso, Engenharia Mecânica, UNIFOA, Orientador: Nogueira, Élcio.

Novais, A. S.; Comitra, R. D. F. C.; 2014. “DESEMPENHO TÉRMICO DE MOTORES ELÉTRICOS COM FLUXO DE CALOR PRESCRITO NA BASE DE ALETAS RETANGULARES”. Trabalho de Conclusão de Curso, Engenharia Mecânica, UNIFOA, Orientador: Nogueira, Élcio.

NOVAIS, A. S.; COMITRA, R. D. F. C.; NOGUEIRA, É.; 2014. “Análise teórica de desempenho térmico de motores de indução elétrica aletados”. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, nº 25, quadrimestral, p. 19-34.

DUARTE, Denise Freire; NOVAIS, Ariane Silva; NOGUEIRA, Élcio; 2012. “Solução Analítica em aleta de perfil retangular: comparação de desempenho térmico entre alumínio e ferro fundido em motores elétricos”. Cadernos UniFOA, Volta Redonda.

Moreira, José R.; 2012. “Processos de Transferência de Calor”. USP.

Voigdlener, T.; 2010. “Desempenho térmico de motores elétricos de indução”. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia. Orientador, Álvaro Toubes Prata. - Florianópolis, SC, 219 p.

Oliveira, João Gabriel S. M.; 2009. “Materiais Usados na Construção de Motores Elétricos”. Porto Alegre.

CARDOSO, Rafael Balbino; NOGUEIRA, Luiz Augusto Horta; BARTONI, Edson da Costa; HADDAD, Jamil; SOUZA, Edson Palhares de; 2009. “Avaliação da Economia de Energia Atribuídas a Ações de Etiquetagem Energética, em Motores de Indução no Brasil”. Revista Brasileira de Energia, Vol.15, N. 1, pp. 29-47.

INCROPERA, Frank P. et al.; 2008. “Fundamentos de Transferência de Calor e de Massa”. 6ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 644 p.

Ordenes M.; Lambert R.; Güths, S.; 2008. “Transferência de Calor Envolvente na Edificação”. Departamento de Engenharia Civil – Universidade Federal de Santa Catarina.

Cezário, Cassiano A.; 2007. “Análise do Escoamento de Ar em Motores de Indução totalmente fechados”. Florianópolis.

BENG, Christopher Micallef; 2006. “End Winding Cooling in Electric Machines”. Thesis submitted to the University of Nottingham for the degree of Doctor of Philosophy.

VOIGDLENER, T.; 2004. “Escoamento e transferência de calor em motores de indução”. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciências Térmicas) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Santa Catarina.

ALMEIDA, Antônio, T. L.; 2004. “Motores Elétricos”. Universidade Federal de Itajubá.

VOIGDLENER, T.; PRATA, A. T.; PASSOS, A. S. B.; 2001. “Modelo térmico híbrido com fontes de calor distribuídas em um motor de indução”. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica, Uberlândia.

FILIPPO FILHO, G; 2000. “Motor de Indução”. São Paulo: Érica.

Downloads

Publicado

11-12-2018

Como Citar

SANTOS, Tatiana Almeida Mota; NOGUEIRA, Élcio. Desempenho térmico de motores elétricos aletados: solução bidimensional pelo método de separação de variáveis. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 13, n. 38, p. 37–50, 2018. DOI: 10.47385/cadunifoa.v13.n38.1577. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1577. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia e Engenharias

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>