A inclusão de surdos às aulas de educação física escolar e o papel do professor de educação física nesse processo

Autores

  • Andréa Oliveira Almeida Professora graduada em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia – Centro Universitário Geraldo Di Biase; Docente do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA.
  • Adriano Magno Ferreira Graduação em Educação Física - Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA.
  • Daniel Ferreira dos Santos Graduação em Educação Física - Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA.
  • Nayara Souza dos Santos Graduação em Educação Física - Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA.

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n1%20Esp.1627

Palavras-chave:

Cultura corporal. Inclusão. Libras. Verbalização oral.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir a inserção de profissionais da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no contexto da Educação Física escolar, haja vista a crescente demanda de pessoas com deficiência auditiva que em sua maioria são excluídas tanto das aulas práticas quanto teóricas,  pela  falta  de  preparo  de  professores,  sendo  que  a  pessoa  surda não tem impeditivo pelo fato de seu intelecto, sua motricidade e seu cognitivo não foram afetados pela perda da audição (ou em alguns casos surdez congênita) esse despreparo também pode ser observado por parte até mesmo de instituições de ensino que por lei tem que se adequar as necessidades  individuais  de  cada  aluno  mais  que  muito  pouco  ou  nada fazem para se adaptar a uma realidade cada vez mais iminente de que as pessoas com deficiência querem e podem ocupar seu lugar na sociedade. Pretendemos discutir e apresentar neste a importância da LIBRAS como fator de inclusão no contexto comum às escolas no intuito  de  torná-la  algo real e não simbólica. É nosso objetivo também apresentar de forma concreta que a inclusão seja ela em que aspecto adquirir, deve ser algo paulatino e duradouro. Uma vez que a Educação Física presa pela cultura corporal e o corpo em movimento, pretendemos discutir que se por um lado a surdez compromete  um  dos  sentidos,  por  outro  os  sentidos não afetados tornam-se mais aguçados tornando-s aptos a vivenciarem as culturas do desenvolvimento corporal através da prática da Educação Física.Acreditamos que a falta de verbalização oral torna o surdo intimamente ligado  ao  movimento  pelo  fato  dele  estar  usando  seu  corpo  constantemente para “falar.” Como base metodológica o estudo opta pela revisão bibliográfica a fim de buscarmos pistas que nos levem senão a soluções ou que pelo menos suscite debates e análise posteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Fátima. Inclusão: Muitos olhares, vários caminhos e um grande desafio. 3. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Educação Especial - Declaração Universal dos Direitos Humanos, Brasília MEC, 1994.

BOTELHO, Paula. Linguagem e letramento na educação dos surdos- ideologias e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

DALPIAZ, Gisele Santos; DUARTE, Marcelo Gonçalves. Apontamentos sobre aulas de educação física adaptadas para surdos <http://www.efdeportes.com/efd134/aulas-de-educacao-fisica-adaptadas-para-Surdos.htm>. Acesso em: 19 de setembro de 2010.

DIEHL, Rosilene Moraes. Jogando com as diferenças: jogos para crianças e jovens com deficiências. São Paulo: Phorte, 2006.

FELIPE, Tanya Amaral. LIBRAS em contexto. Rio de Janeiro: Editora: WalPrint, 2008.

FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione, 1989.

FONSECA, Victor da. Educação especial: programa de estimulação precoce - uma introdução às idéias de Feuerstein - 2.ed.rev.aumentada - Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1995.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por que? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2006.

QUADROS, Ronice Müller de. Estudos Surdos I- Rio de Janeiro: Arara Azul, 2006.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 3 ed. Rio de Janeiro: WVA, 1999.

SKLIAR, Carlos. A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1999.

SILVA, Marcos Antonio C; SOARES, Antonio Jorge. Educação Física e cotidiano escolar: possibilidades e limites. Revista Espaço: Informativo técnico - cientifico do INES. Nº 24 (Julho - Dezembro 2005). Rio de Janeiro, 2005.

Downloads

Publicado

18-07-2018

Como Citar

ALMEIDA, Andréa Oliveira; FERREIRA, Adriano Magno; DOS SANTOS, Daniel Ferreira; DOS SANTOS, Nayara Souza. A inclusão de surdos às aulas de educação física escolar e o papel do professor de educação física nesse processo. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 6, n. 1 Esp, p. 11–20, 2018. DOI: 10.47385/cadunifoa.v6.n1 Esp.1627. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1627. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Especial Educação Física

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.