As competências do professor de educação física escolar

Autores

  • Cláudio Delunardo Severino Professor graduado em Licenciatura Plena em Educação Física; Pós-graduado em Docência para o Ensino Superior; Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente – Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA.
  • Joice de Oliveira Silva Graduada em Educação Física - Bacharelado e Licenciatura – Centro Universitário de VoltaRedonda – UniFOA.

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n1%20Esp.1639

Palavras-chave:

Educação física. Competências. Escolas.

Resumo

Este estudo tem por objetivo discutir quais são as competências inerentes ao docente de Educação Física, assim como quais seriam as estratégias que possibilitariam ao professor adquirir conhecimentos e técnicas diversificadas para ministrar aulas com relativo êxito, atingindo assim os objetivos propostos pelos Planos de Componentes Curriculares. Para a realização deste estudo, a metodologia empregada baseou-se numa pesquisa bibliográfica, e utilizou-se o método descritivo da bibliografia com o objetivo de expor as opiniões de diversos autores como Neira (2006), Arantes (2007), Barbosa (2001) e outros que abordam o tema em questão, além de estabelecer um conceito adequado sobre o que vem a ser competência profissional. Acreditamos que o profissional de Educação Física Escolar tem que apresentar um grande comprometimento com suas funções e também com as propostas pedagógicas da instituição educacional a qual está vinculado, pois ele é responsável pela formação global de seus alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSIS, S. Reinventando e esporte: possibilidades da prática pedagógica. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

BARBOSA, C. L. A. Educação física escolar: as representações sociais. Rio de Janeiro: Shape, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação do Brasil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação: Lei nº. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Ministério da Educação, 1996.

_______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CASTELLANI FILHO, L. Educação física no Brasil: a história que não se conta. 15 ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

DARIDO, S. C.; SOUZA JUNIOR, O. M. Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. Campinas, SP: Papirus, 2007.

GHILARD, R. Formação profissional em educação física:a relação teoria e prática. 1998. Disponível em: <http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/04n1/4n1_ART01.pdf>. Acesso em: 22/março/2010.

GHIRALDELLI JUNIOR, P. Educação Física Progressista: a prática crítico-social dos conteúdos e a educação física brasileira. 7 ed. São Paulo: Loyola, 2001.

KUNZ, E.Transformação didático-pedagógica do esporte.3 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2000.

MAGALHÃES, E.; ARANTES, A. C. A competência profissional e o professor de Educação Física.2007. Disponível em: www.efdeportes.com/.../a-competencia-profissional-e-o-professor-de-educacao-fisica.htm. Acesso em: 12 out. 2009.

MATTOS, M. G.; NEIRA, M. G. Educação Física na adolescência: construindo o conhecimento na escola. São Paulo: Phorte Editora, 2000.

NEIRA, M. G. Educação física: desenvolvendo competências. 2 ed. São Paulo: Phorte, 2006.

NUNO, R. Competências do professor de educação física:um estudo com professores da rede pública. 2008. Disponível em: . Acesso em: 09/março/2010.

OLIVEIRA, A. L. O profissional de educação física e a responsabilidade legal que o cerca: fundamentos para uma discussão. 2003. Disponível em: <http://www.pg.cefetpr.br/ppgep/Ebook/cd_Simposio/artigos/comunicacao_oral/art4.pdf>. Acesso em: 22/março/2010.

PERRENOUD, P. et al. Formando professores profissionais:quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: Artmed, 2001.

SANTIAGO, L. V; FUMES, N. L. F 17. (Orgs). Diferentes olhares sobre a educação física na escola. Maceió: EDUFAL, 2005.

TAFFAREL, C.N.Z., SOARES, C. L., ESCOBAR, M. O. A Educação Física escolar na perspectiva do século XXI. In: MORElRA, W. W. (org.). Educação Física & Esportes: perspectivas para o século XXI. Campinas: Papirus, 1992.

VENÂNCIO, S; FREIRE, J. B. O jogo dentro e fora da escola.Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

Downloads

Publicado

18-07-2018

Como Citar

SEVERINO, Cláudio Delunardo; SILVA, Joice de Oliveira. As competências do professor de educação física escolar. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 6, n. 1 Esp, p. 59–66, 2018. DOI: 10.47385/cadunifoa.v6.n1 Esp.1639. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1639. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Especial Educação Física

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>