As influências do gênero na arquitetura das práticas corporais - ciep 284 estudo de caso

Autores

  • Silvio Henrique Vilela Professor graduado em Licenciatura Plena em Educação Física; Mestre em História Social (USS)e Coordenador do Curso de Educação Física - Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA.
  • Danielle Cristina Garcia Lourenço Graduada em Educação Física - Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA.
  • Fernanda Ferreira Souza Graduada em Educação Física - Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA.

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n1%20Esp.1643

Palavras-chave:

Gênero. Sexo. Educação física escolar.

Resumo

Baseado em estudo etnográfico realizado em 2009, nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) no Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Brizolão Municipalizado 284 Nelly de Toledo Rocha, na cidade de Barra do Piraí, este artigo trata de observar as relações socioculturais de gênero entre alunos e alunas do 6º ao 9º ano nas aulas de Educação Física. Para coleta de dados utilizamos o diário de campo e entrevistas semiestruturadas com alunos e educadores, onde cruzamos os dados obtidos para validação da pesquisa. A partir dos dados coletados constatamos que a divisão de sexo para as aulas de educação física não constituem problema algum, e que são muito bem aceitas em função da proposta para as aulas de educação física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos do estado: nota sobre os aparelhos ideológicos do estado. 9. ed., Rio de Janeiro: Graal, 2003.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Etnografia da pratica escolar:10. ed., São Paulo: Papirus, 1995.

CRUZ, Tânia Mara; CARVALHO, Marília Pinto de. Jogos de gênero: o recreio numa escola de ensino fundamental. São Paulo: 2006. 31p. disponível em acesso em 21 mai. 2009.

HAERTEL, Bianca; GONÇALVES JUNIOR, Luiz. O gênero nas aulas de educação física: uma experiência em escola de ensino médio da cidade de São Carlos. São Paulo: 2007. 14p. disponível em <http://www.bololetimef.com.br> acesso em 28 abr. 2009.

HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral: 8. ed., São Paulo: Ática, 2006.

LIMA, Francis Madlener; DINIS, Nilson Fernades. Corpo e gênero nas práticas escolares de educação física. Paraná: 2005. 10p. disponível em acesso em 10 mai. 2009.

Parâmetros curriculares nacionais:educação física/Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. 3. ed., Brasília: A secretaria, 2001.

Downloads

Publicado

2018-07-18

Edição

Seção

Especial Educação Física