Material alternativo na educação física: limites e possibilidades no cotidiano escolar

Autores

  • Carina Carvalho da Rocha Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA
  • Carlos Douglas de Oliveira Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA
  • Silvio Henrique Vilela Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA

Palavras-chave:

Criatividade, discurso, material alternativo, motivação

Resumo

O presente artigo trata de uma pesquisa sobre os limites e as possibilidades do material alternativo no âmbito escolar. Nosso objetivo foi verificar as práticas existentes em relação à utilização do material alternativo na escola pelos professores de Educação Física, na Educação Básica. Além disso, analisamos o discurso dos professores que utilizam deste material e identificamos quais são os limites e as possibilidades deste recurso didático em questão. Trabalhamos para tal com a pesquisa qualitativa, em caráter exploratório, utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário semi estruturado. Entrevistamos professores de
Educação Física das redes pública e privada de ensino nas cidades de Volta Redonda, Barra Mansa, Pinheiral e Barra do Piraí, e dialogamos suas respostas apoiados, principalmente, em obras de Darido (2003), Freire (2002), Medina (2002) e Taffarel (1985), autores cujos ideais transmitidos colaboraram na sustentação deste trabalho.

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Publicado

07/18/2018

Como Citar

ROCHA, C. C. da; OLIVEIRA, C. D. de; VILELA, S. H. Material alternativo na educação física: limites e possibilidades no cotidiano escolar. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 5, n. 1 Esp, p. 19, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1644. Acesso em: 3 jul. 2022.

Edição

Seção

Especial Educação Física