Música na escola: possíveis intervençõesna corporeidade

Autores

  • Bárbara de Souza Viana Graduanda em Educação Física - Bacharelado e Licenciatura – Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA.
  • Flávio Roberto Vieira Pereira Graduando em Educação Física - Bacharelado e Licenciatura – Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA.
  • Marcelo Paraíso Alves Professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Volta Redonda e do Centro Universitário de Volta Redonda. Integrante do Grupo de pesquisa: Redes de conhecimentos e práticas emancipatórias no cotidiano escolar e pós doutorando no PROPED/UERJ orientado pela Professora Doutora Inês Barbosa de Oliveira.

Palavras-chave:

Música. Escola. Corporeidade.

Resumo

O estudo buscou discutir as contribuições da educação musical para a corporeidade e em decorrência ao campo da linguagem corporal, utilizando como pressuposto a perspectiva desta (COLETIVO DE AUTORES, 1992). Diante disso, optou-se por trabalhar com o conceito de “Corporeidade” a partir do que Najmanovich (2001) considera como sujeito encarnado. Partimos do pressuposto de que estamos imersos em uma tessitura fluente de relações que implicam em estarmos comprometidos com uma dinamização de correlação com o ambiente. Assim, a corporeidade constitui-se na dependência do mundo vivencial, portanto, atraés da multiplicidade de percepção do sujeito encarnado. Ao aceitar esta multidimensionalidade da experiência, nos vinculamos à ideia de que a dicotomia-corpo e mente é algo totalmente diferente da concepção de sujeito encarnado, pois, a enação é a expressão que emerge ao focalizar a diversidade experimental corporalizada que está entretecida pelos territórios plurais constituídos através das múltiplas vivências. Na intenção de atingir o objetivo proposto, o estudo opta pela pesquisa bibliográfica, pois segundo Cervo e Bervian (1996) a pesquisa bibliográfica permite “recolher informações e conhecimentos prévios acerca de um problema para o qual se procura uma resposta” (p. 48).

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Referências

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Publicado

04-06-2018

Como Citar

VIANA, Bárbara de Souza; PEREIRA, Flávio Roberto Vieira; ALVES, Marcelo Paraíso. Música na escola: possíveis intervençõesna corporeidade. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 6, n. 2 Esp, p. 16–40, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1665. Acesso em: 22 dez. 2024.

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