Futsal para todos: o papel da técnica no processo de inclusão

Autores

  • Flávio Roberto Vieira Pereira Aluno do curso de Educação Física – Bacharelado do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA.
  • Silvio Henrique Vilela Doutorando em Educação pela UERJ é Professor e Coordenador dos Cursos de Educação Física do UniFOA.

Palavras-chave:

Técnica. Futsal. Habilidade. Inclusão.

Resumo

O presente trabalho discute, através da fala de diversos autores, a importância do ensino das técnicas do futsal. Através dos capítulos escritos no presente texto realizamos um diálogo que nos permite compreender melhor o processo de desenvolvimento motor e psicomotor da criança, e como o ensino da técnica vem contribuir para a inclusão dos alunos menos habilidosos anteriormente excluídos dos jogos e brincadeiras. Trabalhamos com crianças de 7 a 10 anos em razão das fases de desenvolvimento e maturação que se encontram. O trabalho conclui retirando o rótulo de vilão do aprendizado das técnicas e mostrando que ele, se trabalhado com responsabilidade é um grande aliado no processo de inclusão dos menos habilidosos não somente no futsal, mas em todos os desportos modernos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBIERI, Fábio Augusto. Futsal: conhecimentos teórico-práticos para o ensino e o treinamento. Jundiaí: Fontoura, 2009.

CERVO, Arnaldo Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia Científica. 4.ed. São Paulo: Makron Books, 1996.

COSTA, Claiton Frazzon. Futsal: aprenda a ensinar. 2. ed. Florianópolis: Visual Books, 2007.

LUCENA, Ricardo. Futsal e a iniciação. Rio de Janeiro: Sprint,1994.

KUNZ, Elenor. Transformação didático - pedagógica do esporte. 6. ed. Ijuí: Unijuí, 2004.

MACHADO, Afonso Antonio (Org).Especialização esportiva precoce: perspectivas atuais da psicologia do esporte. Jundiaí: Fontoura, 2008.

SANTANA, Wilton Carlos de. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. 2. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2008.

STIGGER, Marco Paulo; LOVISOLO, Hugo (Orgs). Esporte de rendimento e esporte na escola. Campinas: Autores Associados, 2009.

WEINECK, J. Biologia do esporte. 7.ed. São Paulo: Manole, 2005.

Downloads

Publicado

04-06-2018

Como Citar

PEREIRA, Flávio Roberto Vieira; VILELA, Silvio Henrique. Futsal para todos: o papel da técnica no processo de inclusão. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 6, n. 2 Esp, p. 191–206, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1685. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.