Descrição de um novo gênero e espécie da família Melphidippidae (Crustacea: Amphipoda) para as águas profundas do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1717Palavras-chave:
taxonomia, anfípodes, mar profundo, projeto MBTResumo
Os Amphipoda da família Melphidippidae são gammarídeos bentônicos, de tamanho proporcionalmente alongado, caracterizados por apresentarem a antena 2 alongada, a órbita ocular anteriormente projetada e os somitos abdominais (pleonitos) 1-3 com serrilhados dorsais transversos. Melphidippidae contem 18 espécies agrupadas em quatro gêneros: Melphidippa Boeck, 1871; Melphidippella Sars, 1894; Melphisana Barnard, 1962; e Melphisubchela Andres, 1981. As espécies desta família estão distribuídas em todos os oceanos do mundo, não havendo, no entanto, qualquer registro até então da família Melphidippidae para o Brasil. Isso demonstra mais uma vez a escassez de estudos taxonômicos sobre os Amphipoda em águas brasileiras, sendo de extrema importância o incentivo à formação de novos especialista na sistemática deste grupo. O material examinado neste projeto é proveniente do Projeto MBT, coordenado pelo Instituto Oceanográfico da USP (IO-USP), e foi coletado por meio de dragas retangulares ao longo da plataforma continental e mar profundo das regiões sudeste e sul do Brasil. Todo o material está temporariamente depositado na coleção do Laboratório de Zoologia do UniFOA, conservado em etanol 70%, e será depositado definitivamente na Coleção de Crustacea do Museu de Zoologia da USP, após a conclusão deste estudo. Um espécime macho e uma fêmea foram dissecados e posteriormente montados em lâminas com gelatina de glicerina, donde foram ilustrados sob microscópio óptico com câmara clara (Motic BA-310). As ilustrações foram digitalizadas em CorelDraw X5 e o mapa de distribuição elaborado em ArcGis 9.3. Com base no material descrito, serão estabelecidos um novo gênero e uma nova espécie para a família, visto que seus caracteres morfológicos não coincidem com as diagnoses de nenhum dos gêneros agrupados nesta família.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.