Educação ambiental para formação de multiplicadores de práticas de conservação da Arie Floresta da Cicuta

Autores

  • A. Quadra UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • M. A. Mello UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • P. F. Magalhães UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1722

Palavras-chave:

educação ambiental, Floresta da Cicuta, preservação ambiental

Resumo

Localizada entre os Municípios de Volta Redonda e Barra Mansa a Floresta da Cicuta é uma unidade de conservação, conforme preconiza o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), pertencente ao grupo de uso sustentável, na categoria de Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), apontada por abrigar exemplares raros da biota regional, tais como com o Bugio, Cagado de Hogeii, entre outros. Esta parceria visa explorar com um processo de educação ambiental não-formal a existência da biota remanescente na ARIE da Floresta da Cicuta de forma a destacar sua função ecológica e introduzir os conceitos de preservação ambiental nas comunidades e alunos matriculados nas escolas existentes nos bairros do entorno da ARIE. Para tanto, será focado o estudo e a construção de uma prática de educação ambiental, em parceira com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para ser aplicada nas escolas com base nos princípios estabelecidos pela Agenda 21 visando estender sua abrangência para a comunidade com a introdução dos conceitos e ferramentas necessários para a preservação. A proposta consiste na escolha de um tema que aborde a biota remanescente na Floresta da Cicuta, mapeamento e identificação das escolas existentes no entorno, estabelecimento de contato com os gestores das escolas, definição do modelo de abordagem, construção de uma prática, estabelecimento de um cronograma de execução, aplicação da prática e verificação dos resultados, da definição e avaliação de indicadores que serão estabelecidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-10-30

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)