As possibilidades de intervenção da Educação Física na educação infantil

Autores

  • S. S. Oliveira UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • C. D. Severino UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1787

Palavras-chave:

educação infantil, educação física, intervenção docente

Resumo

O presente estudo objetiva verificar as possibilidades de contribuição da Educação Física para o desenvolvimento global da criança na Educação Infantil. Para tal, observa-se os conceitos e abordagens acerca da Educação Infantil, além de estabelecer uma análise relacionada aos espaços utilizados para a realização das aulas de Educação Física neste segmento da Educação Básica. Esta pesquisa bibliográfica, de cunho descritivo foi desenvolvida a partir da discussão de diversos autores que já abordaram o tema em questão, entre eles Antunes (2007), Piaget (1977, 1978), Freinet (2001) e Freire (2002). Segundo Freire (2002), na Educação Infantil, a criança depende da ação corporal e do jogo. Diante disso, a atividade física torna-se um importante recurso pedagógico para ser utilizado pela escola. Neste caso, entendemos que a Educação Física apresenta como característica a possibilidade de trabalhar pedagogicamente a cultura infantil, aproximando a realidade da escola com a realidade da criança.

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Publicado

30-10-2012

Como Citar

OLIVEIRA, S. S.; SEVERINO, C. D. As possibilidades de intervenção da Educação Física na educação infantil. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 1 Esp, p. 85, 2012. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n1 Esp.1787. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1787. Acesso em: 12 nov. 2024.

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