As possibilidades de intervenção da Educação Física na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1787Palavras-chave:
educação infantil, educação física, intervenção docenteResumo
O presente estudo objetiva verificar as possibilidades de contribuição da Educação Física para o desenvolvimento global da criança na Educação Infantil. Para tal, observa-se os conceitos e abordagens acerca da Educação Infantil, além de estabelecer uma análise relacionada aos espaços utilizados para a realização das aulas de Educação Física neste segmento da Educação Básica. Esta pesquisa bibliográfica, de cunho descritivo foi desenvolvida a partir da discussão de diversos autores que já abordaram o tema em questão, entre eles Antunes (2007), Piaget (1977, 1978), Freinet (2001) e Freire (2002). Segundo Freire (2002), na Educação Infantil, a criança depende da ação corporal e do jogo. Diante disso, a atividade física torna-se um importante recurso pedagógico para ser utilizado pela escola. Neste caso, entendemos que a Educação Física apresenta como característica a possibilidade de trabalhar pedagogicamente a cultura infantil, aproximando a realidade da escola com a realidade da criança.
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