Estresse em enfermeiros que atuam no setor de emergência hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1846Palavras-chave:
estresse, enfermeiro, emergência, inventário de sintomas de stressResumo
O nível de estresse em enfermeiros que atuam no setor de emergência hospitalar vem aumentando significativamente, o que nos motivou a desenvolver o estudo nesta temática. Neste Serviço, diferenciado em diversos aspectos se encontra o profissional de enfermagem, que está submetido a uma série de circunstâncias fora dos padrões normais de atendimento, que podem levá-lo a uma situação de estresse. Para promover a reabilitação do paciente, o enfermeiro emergencista tem de estar munido de um cabedal de conhecimentos, como habilidades pessoais e profissionais diversificadas, tais como: fisiologia, farmacologia, anatomia, administração, psicologia, embriologia, semiologia, microbiologia, dentre outras. O objetivo desta pesquisa é medir o nível de estresse em enfermeiros que atuam em Serviços de Emergência e identificar quais são as patologias associadas a este nível de estresse. O estudo será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa com seres Humanos do UniFOA. Trata-se de pesquisa descritiva-exploratória, com abordagem quanti-qualitativa. Os cenários serão os municípios de Barra do Piraí e Volta Redonda, ambos localizados no Estado do rio de Janeiro. Os participantes serão enfermeiros que atuam nas emergências destes municípios. O instrumento utilizado para medir o nível de estresse é o Inventário de Sintomas de Stress em adultos de LIPP (ISSL).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.