Projeto de identidade visual da multiconsultoria, empresa Jr. da Ufrrj: case de aplicação de metodologia de projetos e Design Thinking

Autores

  • T. P. C. Mello UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • J. M. Aguiar UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • B. S. Corrêa UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2075

Palavras-chave:

empreendedorismo, parceria, identidade visual, metodologia de projetos

Resumo

O projeto de identidade visual realizado junto a Multiconsultoria demostra na prática como o estreitamento de relações entre IES e alunos pode ser simples e vantajosa. A MultiConsultoria é uma das empresas júniores da UFRRJ e atua com projetos principalmente nas áreas de administração, economia e marketing. Com uma diretoria e consultores bem treinados, desenvolveu uma gama de serviços e está sempre com projetos em andamento. Dentro do MEJ (movimento empresa júnior) é uma das mais atuantes do estado, contanto sempre com ex-integrantes participantes na Rio Júnior (Federação carioca das EJs) e na Brasil Júnior (Federação Brasileira de EJs). Por iniciativa própria, a diretoria da EJ verificou a identidade visual como importante meio de diferenciação e, para a realização de um projeto de identidade visual, buscou parceria com outras EJ’s, encontrando a Marke Consultoria, empresa jr. do UniFOA. O projeto foi transformado em um PAC (Projeto de Atividade Complementar) e realizado por alunos do curso de design e integrantes da EJ. Através desse projeto as diretorias das duas EJ`s se aproximaram garantindo à empresa jr. do UniFOA ajuda na estruturação de seu planejamento estratégico e pessoal. A parte projetual desenvolvida pelos alunos do curso de design foi baseada em metodologias de criação que visam a construção de um pensamento em etapas, diminuindo as chances de erro no decorrer do projeto. Todo processo de concepção e produção desse trabalho foi documentado nesse artigo e permite verificar a aplicação prática e bem sucedida da metodologia de projetos em Design baseada nas predições de Horst Rittel e nas novas interpretações representadas pelo Design Thinking, de Paul Harris e Gavin Ambrose.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-10-2012

Como Citar

MELLO, T. P. C.; AGUIAR, J. M.; CORRÊA, B. S. Projeto de identidade visual da multiconsultoria, empresa Jr. da Ufrrj: case de aplicação de metodologia de projetos e Design Thinking. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 1 Esp, p. 259, 2012. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n1 Esp.2075. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2075. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.