Análise estatística da queima de pelotas de minério de ferro com diferentes diâmetros
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2095Palavras-chave:
pelotas, ANOVA, desempenhoResumo
O trabalho consiste em determinar a melhor forma de aproveitamento de um forno de endurecimento de pelotas, identificando e ajustando alguns fatores que podem ser controláveis, utilizando o método Taguchi, com a finalidade de reduzir a perda de calor no processo de pelotização devido à diferença na distribuição granulométrica das pelotas de minério de ferro alimentadas no forno de pelotização. O comportamento e o tempo de resistência das pelotas com diferentes diâmetros ao percorrer o forno com quatro etapas: secagem, aquecimento, queima e resfriamento, foi previsto por simulação numérica. E consequentemente, com a utilização da ferramenta estatística conhecida como, experimentos fatoriais é possível avaliar o efeito da temperatura e do diâmetro da pelota no processo de endurecimento em leito móvel. Os experimentos são essenciais para o desenvolvimento e melhoria da engenharia e dos métodos científicos, devido a sua eficiência em termos de tempo e custo, pois o método permite variar os níveis dos fatores simultaneamente, e assim, avaliar as interações entre estes fatores. Na validação da variação dos valores de um ou mais parâmetros para determinar seus efeitos na resposta é utilizado o método conhecido como análise de variância de um critério (ANOVA). Após a análise de variância do comportamento das pelotas com diferentes diâmetros será possível encontrar a temperatura ideal para cada pelota (8, 12 e 15 mm) ao percorrer cada etapa do forno de pelotização, definindo assim, o ciclo com melhor desempenho no forno de endurecimento em leito móvel.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.