Aplicação do processamento de imagens para análise da deformação do cavaco do aço duro 52100 em processo de torneamento
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2103Palavras-chave:
usinagem, análises de cavaco, processamento de imagensResumo
Em processos de usinagem o cavaco é considerado o descarte sem interesse de análises e tão pouco observado a morfologia tal como os tipos e formas apresentados. O mecanismo de formação do cavaco espelha diretamente nos desgastes de ferramentas, acabamento e integridade estrutural. O estudo experimental da usinagem é de essencial importância, pois a teoria da plasticidade não permite explicar satisfatoriamente os fenômenos observados. As velocidades e as deformações são muito grandes no processo de usinagem, comparadas com aquelas tratadas nessa teoria. Alguns materiais apresentam cisalhamentos localizados, por exemplos, ligas de titânio, superligas a base de níquel, e ligas de aços endurecidos que são caracterizados por baixa difusividade térmica, estrutura cristalina hexagonal compacta e alta dureza. Esse presente material revelar por natureza cavaco segmentado que são caracterizados por grandes deformações continuadas em estreitas bandas entre segmentos com pouca ou quase nenhuma deformação nos seus interiores. Trata-se de um processo muito diferente do cavaco contínuo. O objetivo deste trabalho foi de relacionar a microestrutura dos cavacos do aço duro ABNT 52100 por meio de medidas de tamanho e orientação dos grãos com os parâmetros de usinagem utilizados no processo de torneamento em máquina CNC. Essas análises foram feitas por meio de um software de domínio público chamado de image J, onde foram calibradas e processadas as micrografias cavacos embutidos de todos os passes. Com as análises feitas pode ser observado que os tamanhos de grão e orientação ficaram bem diferentes do material sem usinar e que com a diminuição da espessura dos cavacos os tamanhos dos grãos ficaram mais deformados. Conclui-se que a ferramenta de processamento e análise de imagens pode ser utilizada para substituir cálculos geométricos difíceis de medição do mecanismo de formação dos cavacos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.