Planejamento da logística de vagões utilizando o Supply Chain Management e Lean Manufacturing
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2160Palavras-chave:
Supply Chain Management, logística, estoque de vagõesResumo
Este trabalho tem por objetivo buscar uma proposta de solução para o problema de excesso de vagões nos pátios de manobras de uma empresa hipotética do ramo de logística aqui denominada SRM e também uma empresa hipotética do ramo de produto siderúrgico aqui denominada NSC. Na empresa abordada, SRM, identificou-se que os vagões estão chegando ao pátio de manobras de vários lugares em número maior que a necessidade da empresa NSC devido uma programação “superdimensionada”, tendendo a gerar estoque de vagões no pátio de manobras da empresa SRM. Esse número excessivo de vagões dificulta a logística interna e aumenta o tempo nas manobras impactando o atendimento dos clientes ocasionado pela falta de integração no planejamento de programação de vagões. Satisfazendo o binômio “limite máximo” e “lote mínimo” de pedido de vagões feito pelo cliente para carregamento de materiais acabados através da aplicação das teorias mencionadas acima, pode ser uma das soluções para desafogar os pátios de manobras saturados. Outra medida necessária é a integração de dados entre o cliente e o fornecedor através do gerenciamento do fluxo de informações. Destinando aos pátios a quantidade ideal ou mínima necessária de vagões em estoque, reduzir-se-á o tempo de realização de manobras e também o retrabalho. Garantindo assim a satisfação dos clientes. O trabalho tem como meta redução de 10% na quantidade de vagões nos pátios diminuindo a diferença entre o programado para carregar e o que realmente foi realizado, estipulado pela empresa NSC propondo uma solução para que o processo logístico de carregamento e descarregamento de vagões realize o ciclo de forma adequada, eficiente e dinâmica com o mínimo de estoque.
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