Planejamento da logística de vagões utilizando o Supply Chain Management e Lean Manufacturing
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2160Palabras clave:
Supply Chain Management, logística, estoque de vagõesResumen
Este trabalho tem por objetivo buscar uma proposta de solução para o problema de excesso de vagões nos pátios de manobras de uma empresa hipotética do ramo de logística aqui denominada SRM e também uma empresa hipotética do ramo de produto siderúrgico aqui denominada NSC. Na empresa abordada, SRM, identificou-se que os vagões estão chegando ao pátio de manobras de vários lugares em número maior que a necessidade da empresa NSC devido uma programação “superdimensionada”, tendendo a gerar estoque de vagões no pátio de manobras da empresa SRM. Esse número excessivo de vagões dificulta a logística interna e aumenta o tempo nas manobras impactando o atendimento dos clientes ocasionado pela falta de integração no planejamento de programação de vagões. Satisfazendo o binômio “limite máximo” e “lote mínimo” de pedido de vagões feito pelo cliente para carregamento de materiais acabados através da aplicação das teorias mencionadas acima, pode ser uma das soluções para desafogar os pátios de manobras saturados. Outra medida necessária é a integração de dados entre o cliente e o fornecedor através do gerenciamento do fluxo de informações. Destinando aos pátios a quantidade ideal ou mínima necessária de vagões em estoque, reduzir-se-á o tempo de realização de manobras e também o retrabalho. Garantindo assim a satisfação dos clientes. O trabalho tem como meta redução de 10% na quantidade de vagões nos pátios diminuindo a diferença entre o programado para carregar e o que realmente foi realizado, estipulado pela empresa NSC propondo uma solução para que o processo logístico de carregamento e descarregamento de vagões realize o ciclo de forma adequada, eficiente e dinâmica com o mínimo de estoque.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.