A educação ambiental na/para formação do eco-professor

Autores

  • M. A. S. Souza UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • C. Novikoff UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2198

Palavras-chave:

eco-professor, educação ambiental, aprendizagem significativa critica

Resumo

O projeto visa a formação inicial do eco professor, com a inclusão do tema Educação Ambiental no Curso de Licenciatura em Matemática no Ifes- Instituto Federal de Educação no Campus Cachoeiro de Itapemirim - IFES/CI. Considerando a emergência da discussão da Educação Ambiental para a formação do educador é preciso mobilizar esforços dos Pedagogos e professores na solução de uma proposta práxica que inclua o tema em questão. Daí questionarmos como promover a Educação Ambiental nos cursos de licenciatura de modo a gerar a aprendizagem significativa critica acerca da EA? O presente estudo terá estratégias metodológicas, a pesquisa bibliográfica e o experimento qualitativo. O desenvolvimento da pesquisa de natureza qualitativa consistirá na leitura de autores que desenvolvam pesquisas que perpassam a temática em estudo, a fim de embasar teoricamente a pesquisa. Na pesquisa será realizada entrevista individual com alunos do Curso de Licenciatura em Matemática do IFES. Na ocasião da aplicação dos questionários de sondagem e de avaliação de resultado, também serão registradas as imagens do processo por meio de fotos e filmagens. Após a coleta de dados, será realizada a organização e análise do material coletado, seguindo-se a interpretação dos resultados e a partir daí iniciaremos a revisão do material didático de apoio as oficinas, com o propósito de ajustar as atividades a realidade da formação do eco professor. A revisão de literatura inicia-se pela busca CAPES e Scielo com foco nos descritores: Eco professor. Educação Ambiental e Aprendizagem Significativa Critica. O principal objetivo é compreender o lugar da Educação Ambiental nos cursos de formação de professores como complemento curricular, com a finalidade de criar uma oficina pedagógica, mediada pela perspectiva da aprendizagem significativa critica, e a partir disso, Discutir a Educação Ambiental em seus aspectos epistemológicos, conceituais e metodológicos;

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Publicado

2012-10-30

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